window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/mundo/flotilha-da-liberdade-e-atacado-por-drones-em-aguas-internacionais' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Flotilha da Liberdade é atacada por drones em águas internacionais

      Embarcação de solidariedade a Gaza é interrompida por dois ataques aéreos que atingiram a embarcação a 25 km de Malta

      (Foto: Reprodução/Reuters )
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Um navio carregado de ajuda humanitária com destino a Gaza foi atingido por drones enquanto navegava em águas internacionais, ao largo de Malta, de acordo com a Flotilha da Liberdade, grupo responsável pela organização da missão. O ataque aconteceu em uma área fora da jurisdição de qualquer nação, enquanto o navio buscava romper o bloqueio imposto por Israel ao enclave palestino.

      A Flotilha da Liberdade, em comunicado divulgado nesta sexta-feira (2), informou que o navio, atualmente localizado a 14 milhas náuticas (aproximadamente 25 km) da costa de Malta, foi alvo de dois ataques aéreos. A embarcação estava em uma missão para levar suprimentos essenciais a Gaza, onde organizações humanitárias alertam sobre uma grave crise, com a população enfrentando dificuldades extremas após dois meses de bloqueio total imposto por Israel.

      “O ataque com drones armados atingiu a parte frontal de um navio civil desarmado duas vezes, causando um incêndio e uma grande avaria no casco”, declarou a Flotilha da Liberdade. Apesar de a organização não ter diretamente acusado Israel de realizar os ataques, o grupo enfatizou a necessidade de que "embaixadores israelenses sejam convocados para responder por violações do direito internacional, incluindo o bloqueio contínuo e o bombardeio de nossa embarcação em águas internacionais".

      Até o momento, o governo de Israel não se manifestou sobre o incidente. O ataque levanta questões sobre as normas de segurança e o respeito aos direitos internacionais em áreas de águas internacionais, especialmente em um contexto humanitário crítico como o de Gaza. O governo de Malta confirmou que todos os tripulantes estão em segurança após operação de resgate, mas que o grupo se recusou a deixar o navio. A coalizão informou que a missão reunia voluntários de mais de 21 países.

      Este é mais um episódio envolvendo embarcações da Flotilha da Liberdade; em 2010, uma missão semelhante foi interceptada por tropas israelenses e resultou na morte de nove ativistas.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados