Esforços de cessar-fogo na Ucrânia estão "caminhando na direção certa", diz Finlândia
Presidente Alexander Stubb, expressa "otimismo cauteloso" após diálogos com Zelensky e Trump, destacando progresso nas negociações
OSLO - Reuters - Os esforços para garantir um cessar-fogo acordado na Ucrânia estão "indo na direção certa", disse o presidente finlandês Alexander Stubb nesta sexta-feira (9), logo após falar com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy e o presidente dos EUA Donald Trump.
O finlandês Stubb falou após ter mantido duas conversas nas últimas 24 horas com Zelenskiy e uma com Trump, enquanto os combates continuavam no terreno.
"Sinto-me cuidadosamente otimista de que, neste momento específico, estamos caminhando na direção certa, tanto militarmente em campo, como Zelenskiy destacou, quanto em termos de cessar-fogo e do processo de paz", disse Stubb em uma coletiva de imprensa com seu colega norueguês e após uma reunião de líderes de nações do norte da Europa em Oslo.
"Não podemos dar um cronograma agora, mas em um mundo ideal um cessar-fogo na Ucrânia seria declarado no fim de semana."
Stubb e o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Stoere iniciaram a conversa telefônica com Trump na noite de quinta-feira, após conversarem com Zelenskiy, da Ucrânia, no início do dia.
Eles conversaram novamente com Zelenskiy na sexta-feira, juntamente com líderes de outras nações nórdicas, da Grã-Bretanha, dos países bálticos e do ministro da defesa holandês.
Stoere, da Noruega, pareceu um pouco mais cauteloso em relação ao progresso.
"Depende, como sempre, com o que comparamos", disse Stoere à Reuters.
"Então, em comparação com algumas semanas atrás, acho que há alguns elementos positivos. Acho que o fato de os EUA ainda estarem engajados, de terem reconfirmado seu engajamento — se você ler as palavras do presidente Trump ontem à noite, acho que contribuímos para isso."
A Rússia declarou unilateralmente um cessar-fogo de três dias, de 8 a 10 de maio, para coincidir com o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
Na quinta-feira, Trump pediu um cessar-fogo incondicional de 30 dias entre a Rússia e a Ucrânia, alertando que Washington e seus parceiros imporiam novas sanções se o cessar-fogo não fosse respeitado.
A Ucrânia expressou disposição em aceitar a proposta dos EUA.
No terreno, ambos os lados relataram combates.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: