Em primeira conversa de novo pontífice, Papa e Zelensky discutem cessar-fogo na Ucrânia e retorno de crianças deportadas
Pontífice e presidente ucraniano conversam por telefone sobre proposta de trégua de 30 dias e apoio do Vaticano na repatriação de menores levados à Rússia
247 - Em sua primeira conversa conhecida com um líder estrangeiro desde que assumiu o papado, o Papa Leão XIV falou nesta segunda-feira (12) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Segundo a agência Reuters, o diálogo abordou propostas de cessar-fogo e questões humanitárias relacionadas à guerra na Ucrânia. As informações são da agência Reuters.
Zelensky descreveu a conversa como “muito calorosa e verdadeiramente substancial” em publicação na rede social X. Ele informou ao pontífice sobre uma proposta conjunta da Ucrânia e de seus principais parceiros europeus para um cessar-fogo completo e incondicional de 30 dias com a Rússia.
O presidente ucraniano também reiterou a disposição de Kiev para negociações em qualquer formato, incluindo um encontro direto com o presidente russo, Vladimir Putin.
Outro tema discutido foi a situação das milhares de crianças ucranianas deportadas para territórios controlados pela Rússia desde o início da invasão. Zelensky solicitou a mediação do Vaticano para facilitar o retorno dessas crianças às suas famílias. Ele também convidou o Papa Leão XIV para visitar a Ucrânia, afirmando que uma visita papal traria esperança ao povo ucraniano.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, confirmou a realização da ligação, mas não comentou sobre seu conteúdo.
A conversa ocorre em meio a esforços diplomáticos para encerrar o conflito. Recentemente, líderes europeus e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiaram a proposta de cessar-fogo de 30 dias e ameaçaram a Rússia com novas sanções caso não aceite a trégua.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: