Papa Leão XIV visita túmulo de Francisco e reforça desejo de unidade na Igreja
Leão XIV fez sua primeira visita fora do Vaticano e apresentou lema inspirado em Santo Agostinho: “Em aquele que é um, somos um só”
247 - Dois dias após sua eleição, o papa Leão XIV fez sua primeira visita a igrejas fora do Vaticano, neste sábado (10). O pontífice esteve na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde rezou diante do túmulo do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A visita simboliza continuidade espiritual e afetiva com seu antecessor.
Antes disso, Leão XIV também visitou o santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho, na cidade de Genazzano, a cerca de 50 km da capital italiana. O local é cuidado pelos agostinianos desde o século XIII — mesma congregação à qual o novo papa pertence.
Durante os deslocamentos, o pontífice viajou no banco do ageiro de uma van, acenou para fiéis e chegou a descer do veículo para cumprimentá-los, conforme relatou o Vatican News.
Neste sábado também foi divulgado o brasão papal de Leão XVI. No centro do escudo, um coração com chagas representa o Sagrado Coração de Jesus. A imagem é ladeada por uma flor branca, referência à Virgem Maria, e encimada por uma flor dourada. O lema escolhido, retirado de um comentário de Santo Agostinho ao Salmo 127, expressa o propósito do novo pontificado: “Em aquele que é um, somos um só”.
Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, natural de Chicago e com cidadania peruana. Atuou como missionário no Peru, foi bispo de Chiclayo e prefeito do Dicastério para os Bispos. A eleição após quatro votações no conclave apontou para uma linha de continuidade com o papado de Francisco, marcada pelo compromisso com uma Igreja missionária, acolhedora e sinodal — mas com traços mais definidos de espiritualidade agostiniana.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: