window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/mundo/chanceler-britanico-diz-que-reino-unido-e-eua-estao-trabalhando-para-garantir-um-cessar-fogo-duradouro-entre-india-e-paquistao' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Chanceler britânico diz que Reino Unido e EUA estão trabalhando para garantir um cessar-fogo duradouro entre Índia e Paquistão

      David Lammy diz que objetivo é evitar nova escalada e promover diálogo e confiança entre os rivais do sul da Ásia

      Ministro das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, David Lammy, fala com a Reuters durante uma entrevista em Islamabad, Paquistão, em 17 de maio de 2025 (Foto: REUTERS/Salahuddin)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      ISLAMABAD, 17 de maio (Reuters) - A Grã-Bretanha está trabalhando com os EUA para garantir que o cessar-fogo entre a Índia e o Paquistão perdure e que "medidas de construção de confiança" e diálogo ocorram, disse o ministro das Relações Exteriores David Lammy no sábado.

      O Paquistão afirmou que a Grã-Bretanha e outros países, além dos Estados Unidos, desempenharam um papel fundamental na apaziguamento dos piores conflitos em décadas entre os rivais sul-asiáticos, que eclodiram na semana ada. Um rápido esforço diplomático para negociar o cessar-fogo foi bem-sucedido em 10 de maio, mas diplomatas e analistas afirmam que ele permanece frágil.

      "Continuaremos a trabalhar com os Estados Unidos para garantir um cessar-fogo duradouro, para garantir que o diálogo esteja acontecendo e para trabalhar com o Paquistão e a Índia sobre como podemos chegar à confiança e a medidas de construção de confiança entre os dois lados", disse Lammy à Reuters em Islamabad, capital do Paquistão, ao final de uma visita de dois dias.

      Paquistão e Índia dispararam mísseis contra o território um do outro durante semanas de tensões após um ataque mortal contra turistas na região disputada da Caxemira, que Nova Déli atribui a Islamabad. Paquistão nega envolvimento.

      O presidente dos EUA, Donald Trump, disse após o cessar-fogo que as negociações deveriam ocorrer em um país terceiro, mas nenhuma data ou local para as negociações foram anunciados.

      "Esses são dois vizinhos com uma longa história, mas são dois vizinhos que mal conseguiram se comunicar durante esse último período, e queremos garantir que não veremos uma nova escalada e que o cessar-fogo perdure", disse Lammy.

      Questionado sobre a suspensão do Tratado das Águas do Indo pela Índia, o que poderia restringir o abastecimento de água do Paquistão, Lammy disse: "Gostaríamos de instar todas as partes a cumprirem suas obrigações no tratado."

      Déli disse no mês ado que havia "suspenso" sua participação no pacto de 1960, que regulamenta o uso do sistema do rio Indo, uma medida que o Paquistão diz que consideraria um ato de guerra se interrompesse o o à água no país dependente da agricultura.

      Lammy disse que a Grã-Bretanha também continuaria a trabalhar com o Paquistão no combate ao "terrorismo", dizendo que é "uma praga terrível para este país e seu povo e, claro, para a região".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados