Canadá vai às urnas para eleições parlamentares antecipadas nesta segunda-feira
A votação ocorre em meio a tensões políticas elevadas e após a renúncia do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau
247 - O Canadá realizará eleições federais antecipadas nesta segunda-feira (28) para eleger os membros do parlamento, em uma disputa acirrada entre o Partido Liberal do primeiro-ministro Mark Carney e o Partido Conservador de Pierre Poilievre, com 343 assentos em jogo. A reportagem é da Sputnik.
A votação ocorre em meio a tensões políticas elevadas e após a renúncia do ex-primeiro-ministro Justin Trudeau no início deste ano. Pesquisas iniciais, realizadas em janeiro, apontavam os liberais com mais de 20 pontos atrás dos conservadores, mas a disputa se tornou mais equilibrada desde então.
Uma pesquisa recente do instituto Leger Marketing coloca os liberais com 43% de apoio, ligeiramente à frente dos conservadores, que aparecem com 39%, com Carney mantendo uma vantagem de 10 pontos como o preferido para primeiro-ministro.
As restrições comerciais impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos canadenses, além de sua ameaça de anexar o Canadá como o 51º estado norte-americano, adicionaram ainda mais incertezas à eleição.
A votação antecipada registrou participação recorde, com 7,3 milhões de canadenses votando entre 18 e 21 de abril — um aumento de 25% em comparação aos 5,8 milhões de votos antecipados em 2021.
A agência Elections Canada relatou uma forte participação em todas as províncias, indicando um alto nível de engajamento em uma das eleições mais decisivas das últimas décadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: