window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/mundo/assessores-de-biden-discutiram-uso-de-cadeira-de-rodas-caso-ele-fosse-reeleito' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Assessores de Biden discutiram uso de cadeira de rodas caso ele fosse reeleito

      A principal preocupação da equipe presidencial era a degeneração da coluna de Biden, que, aos 81 anos, tentava a reeleição contra Donald Trump

      Presidente dos EUA, Joe Biden, discursa no Departamento de Estado, em Washington - 13/01/2025 (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Um novo livro, que será lançado em 20 de maio, afirma que a deterioração física do ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez com que os assessores do democrata discutissem, em 2023 e 2024, a possibilidade de ele precisar usar uma cadeira de rodas se fosse reeleito.

      A revelação está em Original Sin, escrito pelos jornalistas Jake Tapper (CNN) e Alex Thompson (Axios). Segundo os autores, a principal preocupação da equipe era a degeneração da coluna de Biden, que, aos 81 anos, tentava a reeleição contra Donald Trump. O uso da cadeira de rodas durante a campanha, no entanto, foi descartado.

      “A deterioração física de Biden — mais evidente em seu caminhar hesitante — tornou-se tão grave que houve discussões internas sobre colocá-lo em uma cadeira de rodas, mas isso não poderia ser feito antes da eleição”, escrevem os autores. “Dado a idade de Biden, [seu médico, Kevin O'Connor] também disse em particular que, se ele sofresse outra queda grave, uma cadeira de rodas poderia ser necessária, já que a recuperação seria difícil”.

      O medo se intensificou após um episódio em junho de 2023, quando Biden tropeçou em um saco de areia durante um evento na Força Aérea. A partir daí, a equipe presidencial adotou uma série de medidas para evitar novas quedas: ou a reduzir os trechos de caminhada, instalou corrimãos nos palanques, fez com que ele usasse tênis com mais frequência e mudou a forma como os briefings dos eventos eram feitos, para que ele soubesse exatamente por onde andar.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados