window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/mundo/ameacas-de-trump-indicam-como-ele-pretende-promover-os-interesses-dos-eua-no-mundo-diz-lavrov' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Ameaças de Trump indicam como ele pretende promover os interesses dos EUA no mundo, diz Lavrov

      "Esse interesse é ser sempre mais forte do que qualquer concorrente", aponta o chanceler russo

      Chanceler russo, Sergey Lavrov, participa de reunião do G20 no Rio de Janeiro 21/02/2024 (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - As recentes declarações e ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vêm atraindo críticas de líderes globais. Em entrevista divulgada pela agência Sputnik, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, avaliou que as políticas anunciadas pelo presidente americano refletem os métodos pelos quais ele busca promover os interesses dos EUA no cenário internacional.  

      Trump, ao assumir o cargo de 47º presidente, reiterou sua intenção de impor tarifas comerciais de 100% sobre os produtos dos países do BRICS — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros associados. Curiosamente, em um deslize, ele incluiu a Espanha entre os membros do grupo, o que não corresponde à realidade. Além disso, o novo presidente americano assinou decretos que retiraram os Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Acordo Climático de Paris, reforçando uma postura isolacionista e de confronto com alianças multilaterais.  

      Para Lavrov, essas decisões são um indicativo claro do tipo de abordagem que a istração Trump pretende adotar. "Obviamente, isso indica os métodos pelos quais o presidente Trump e seu governo pretendem promover os interesses dos Estados Unidos no cenário mundial", afirmou o chanceler russo. Ele também destacou que a postura hegemônica de Washington não se altera, independentemente de o governo ser democrata ou republicano. "Esse interesse é ser sempre mais forte do que qualquer concorrente", pontuou.  

      A ameaça ao BRICS - Uma das promessas de campanha de Trump foi dificultar a expansão do BRICS como alternativa à hegemonia americana, especialmente diante da discussão sobre a criação de uma moeda própria do bloco, capaz de reduzir a dependência do dólar. O republicano chegou a condicionar a suspensão de uma tarifa punitiva à desistência dos países do BRICS de avançarem com a proposta monetária.  

      O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, já havia dito que a implementação de uma moeda comum para o BRICS ainda está distante. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados