window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/mundo/putin-e-xi-reafirmam-parceria-estrategica-logo-apos-posse-de-trump' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Putin e Xi reafirmam parceria estratégica logo após posse de Trump

      Rússia e China consolidam laços em meio a desafios geopolíticos globais

      Xi Jinping (à esq.) e Vladimir Putin (Foto: Alexander Zemlianichenko/Pool via Reuters)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      MOSCOU, 21 de janeiro (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, realizou uma videochamada com o presidente chinês, Xi Jinping, nesta terça-feira (21), na qual propôs desenvolver ainda mais sua parceria estratégica, poucas horas após Donald Trump tomar posse como 47º presidente dos Estados Unidos.

      China e Rússia declararam uma parceria "sem limites" em fevereiro de 2022, quando Putin visitou Pequim, dias antes de enviar dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia, e nos últimos meses Putin também descreveu a China como uma "aliada".

      Falando de sua residência em Novo-Ogarevo, nos arredores de Moscou, Putin acenou para Xi e se dirigiu ao presidente Xi como seu "querido amigo", dizendo que queria delinear "novos planos para o desenvolvimento da parceria abrangente e cooperação estratégica russo-chinesa".

      "Concordo com você que a cooperação entre Moscou e Pequim se baseia em uma ampla comunhão de interesses nacionais e uma convergência de pontos de vista sobre como devem ser as relações entre as grandes potências", disse Putin a Xi, de acordo com um vídeo do Kremlin da reunião.

      "Construímos nossos laços com base na amizade, confiança e apoio mútuos, igualdade e benefício mútuo. Essas conexões são autossuficientes, independentes de fatores políticos domésticos e da atual situação global."

      Xi também se dirigiu a Putin como seu "querido amigo" e disse que as relações estavam se fortalecendo e que ele esperava que os laços alcançassem novos patamares, de acordo com uma tradução russa ao vivo das palavras de Xi.

      Trump prometeu ser duro com a China e falar com Putin sobre o fim da guerra na Ucrânia. Em comentários a repórteres após sua posse, Trump disse que Putin deveria fazer um acordo para acabar com a guerra porque o conflito estava "destruindo" a Rússia.

      A Rússia, travando uma guerra contra as forças ucranianas fornecidas pela OTAN, e a China, sob pressão de um esforço conjunto dos EUA para conter sua crescente força militar e econômica, têm cada vez mais encontrado uma causa geopolítica comum.

      Putin e Xi compartilham uma ampla visão de mundo, que retrata o Ocidente como decadente e em declínio, ao mesmo tempo em que a China desafia a supremacia dos EUA em tudo, desde computação quântica e biologia sintética até espionagem e poder militar.

      "Nós defendemos conjuntamente a construção de uma ordem mundial multipolar mais justa e estamos trabalhando no interesse de garantir segurança indivisível no espaço eurasiano e no mundo como um todo", disse Putin.

      "É seguro dizer que as relações de política externa e o trabalho conjunto entre a Rússia e a China desempenham objetivamente um importante papel estabilizador nos assuntos internacionais."

      Os EUA consideram a China como sua maior concorrente e a Rússia como sua maior ameaça ao estado-nação. O ex-presidente dos EUA Joe Biden disse que as democracias do mundo enfrentam um desafio de "autocracias" como China e Rússia.

      Putin disse que a China era o principal parceiro comercial da Rússia, e que o comércio aumentou para US$ 245 bilhões em 2024, de acordo com estatísticas chinesas. A Rússia é classificada como o quinto maior parceiro comercial da China, disse Putin.

      A China é o maior consumidor de energia russa - e o maior mercado de exportação de petróleo para a Rússia, disse Putin, acrescentando que eles levariam adiante a cooperação em reatores de nêutrons rápidos e reprocessamento de combustível nuclear.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados