window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/midia/balanco-dos-dois-primeiros-anos-do-governo-lula-na-economia-e-sem-duvida-positivo-diz-miriam-leitao' });
TV 247 logo
      HOME > Mídia

      "Balanço dos dois primeiros anos do governo Lula na economia é, sem dúvida, positivo", diz Míriam Leitão

      Jornalista destacou a qualidade do crescimento da economia brasileira em 2024: "não dependeu de um setor só"

      Miriam Leitão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Reprodução | Ricardo Stuckert)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Artigo de Míriam Leitão publicado no jornal O Globo neste domingo (9) destaca que o crescimento econômico nos dois primeiros anos do governo Lula (PT) foi expressivo, apesar dos desafios. O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 3,4% em 2024, superando o resultado de 3,2% de 2023 e dobrando as projeções iniciais do mercado. Esse crescimento foi impulsionado pelo consumo das famílias e pelo investimento, além da expansão de setores como serviços e indústria de transformação. O PIB per capita também registrou avanço de 3%. "O balanço dos dois primeiros anos do governo Lula na economia é, sem dúvida, positivo", diz Míriam Leitão.

      A jornalista ainda destacou a qualidade do crescimento: "foi melhor porque não dependeu de um setor só, foi puxado pelo consumo das famílias e pelo investimento". Os setores que mais contribuíram para o crescimento foram serviços (3,7%), indústria de transformação (3,8%), consumo das famílias (4,8%) e investimento (7,3%). No entanto, a agropecuária apresentou uma retração de 3,2%. O último trimestre de 2024 revelou sinais de desaceleração, com crescimento de apenas 0,2% e uma queda de 1% no consumo das famílias, refletindo uma crise de confiança na política fiscal e um aumento da inflação, que levou o Banco Central a elevar os juros.

      Apesar dos bons resultados, o governo enfrenta críticas internas e externas, especialmente no que se refere à política fiscal, segundo Míriam Leitão: "o governo está criando uma armadilha. Está isolando o ministro que entregou quase 7% de crescimento em dois anos, numa política econômica que levou a taxa de desemprego ao seu nível mais baixo, aumentou a renda e ainda aprovou o arcabouço fiscal e a Reforma Tributária".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados