window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/economia/haddad-credita-crescimento-economico-ao-dialogo-politico-nacional' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Haddad credita crescimento econômico ao diálogo político nacional

      Ministro da Fazenda afirma que entendimento entre poderes foi fundamental para os resultados positivos, mas alerta para desaceleração no fim do ano

      Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Adriano Machado / Reuters)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atribuiu nesta sexta-feira (7) os bons resultados econômicos alcançados pelo Brasil em 2024 à construção de consensos políticos entre os diferentes poderes e ao diálogo do governo com o Congresso Nacional. Em entrevista concedida ao podcast Flow, Haddad destacou que esses fatores foram cruciais para garantir o avanço de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

      "Penso que os resultados que estamos tendo, em certa medida, já é o resultado de um começo de conversa em que as forças políticas e os poderes da república começam a perceber que tem muita coisa em risco e que não podemos nos manter mais nesse tipo de controvérsia", afirmou Haddad.

      Segundo o IBGE, o crescimento econômico brasileiro em 2024 foi impulsionado principalmente pelo aumento dos investimentos e pelo aquecimento do consumo das famílias. Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 11,7 trilhões, com destaque especial para o PIB per capita, que registrou um valor histórico de R$ 55.247,45, refletindo um crescimento real de 3% em relação ao ano anterior.

      Apesar desse desempenho positivo ao longo do ano, Haddad reconheceu que os últimos dados trimestrais revelam uma perda de força na atividade econômica. No quarto trimestre, a economia brasileira avançou apenas 0,2%, indicando que o ritmo de expansão pode ser mais lento em 2025.

      "A previsão do Ministério da Fazenda é de 2,5% para esse ano e até aqui as previsões da Fazenda têm se confirmado. Acredito que vamos continuar crescendo com um pouquinho mais de moderação por conta da inflação", destacou o ministro.

      A projeção de crescimento para 2025 foi revisada recentemente pela Fazenda, ando de 2,3% para 2,5%, indicando otimismo moderado em relação ao desempenho econômico do país para o ano.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados