Oruam visita pai, Marcinho VP, em presídio e se diz voz dos presidiários, mas apaga postagem
Rapper afirmou representar os excluídos e criticou o sistema penitenciário, mas retirou declaração das redes sociais
247 - O rapper Oruam protagonizou uma nova polêmica ao visitar seu pai, Marcinho VP, que está preso desde 1996 por tráfico de drogas e homicídio no presídio federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Segundo o portal F5, antes do encontro, o cantor fez uma postagem nas redes sociais na qual se autoproclamou como a voz dos presidiários no Brasil. A declaração repercutiu amplamente, mas foi apagada posteriormente.
Na publicação, Oruam defendeu que “a cadeia é um lugar de ressocialização” e que sua música seria uma forma de afastar seu pai do crime, algo que, segundo ele, o Estado não faria. O rapper também criticou o sistema penitenciário ao afirmar que ele apenas “alimenta a burguesia com mentiras dos pobres”. Apesar do posicionamento, a postagem foi retirada do ar algum tempo depois. "Eu falo pelos presos, eu represento os excluídos. Cadeia é lugar de ressocialização, eu canto para tirar meu pai do crime, coisa que o estado não faz, apenas alimenta a burguesia com mentiras dos pobres. O sistema falhou 'com nós', mas nós não precisamos dele", dizia a postagem.
Durante a visita, Oruam apareceu ao lado de outros familiares e vestia um conjunto totalmente cor-de-rosa, chamando a atenção dos fãs e seguidores. Seu pai, Marcinho VP, é apontado pelas autoridades como um dos líderes do Comando Vermelho, uma das maiores organizações criminosas do país.
A visita ocorre em meio a um momento conturbado para o rapper, que tem se envolvido em diversos episódios polêmicos nos últimos meses. No mês ado, ele foi detido durante uma blitz e encaminhado à 16ª Delegacia de Polícia Civil, no Rio de Janeiro, após ser flagrado praticando direção perigosa. A ação foi vista como parte de uma estratégia de marketing para promover seu novo álbum, intitulado "Liberdade", lançado no dia seguinte a sua liberação mediante pagamento de fiança.
Pouco tempo depois, o cantor voltou a ser alvo das autoridades. Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro investigava disparos feitos por ele em um condomínio no interior de São Paulo em dezembro. Durante o cumprimento dos mandados em sua residência, localizada no Joá, zona oeste do Rio, a polícia encontrou um foragido da Justiça, procurado por envolvimento com organização criminosa. Oruam foi preso novamente, dessa vez autuado pelo crime de favorecimento pessoal.
O cantor, que tem uma legião de fãs e grande influência entre o público jovem, segue dividindo opiniões com suas atitudes e posicionamentos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: