window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/entrevistas/o-neoliberalismo-encontrou-uma-contradicao-insoluvel-diz-rui-costa-pimenta' });
TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “O neoliberalismo encontrou uma contradição insolúvel", diz Rui Costa Pimenta

      Presidente do PCO analisa colapso do modelo capitalista ocidental e critica a ausência de uma alternativa de esquerda diante da crise

      Rui Costa Pimenta e Donald Trump (Foto: REUTERS | Felipe L. Gonçalves/Brasil247)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – Em entrevista à TV 247, o presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, fez uma análise contundente sobre a crise estrutural do neoliberalismo, afirmando que o modelo chegou ao seu limite histórico. “O neoliberalismo encontrou uma contradição insolúvel: para garantir a rentabilidade das grandes empresas, é preciso destruir as economias nacionais, inclusive dos países centrais”, afirmou.

      Rui apontou que, nesse processo de colapso, o sistema ataca inclusive a sua própria base social tradicional. “O neoliberalismo ataca a sua própria classe média”, destacou, observando que isso tem provocado reações diversas dentro das potências capitalistas, como os Estados Unidos, onde o surgimento de Donald Trump sinaliza uma tentativa desesperada de salvar o sistema, ainda que de forma conservadora.

      “A política do Trump é um sinal do colapso do neoliberalismo. Ele propõe modificar as relações econômicas, mas não propõe uma revolução. É uma política de defesa da burguesia nacional contra a hegemonia do capital financeiro”, disse. Rui não descarta desdobramentos mais radicais nos Estados Unidos: “várias possibilidades estão colocadas: pode ter separatismo, pode ter guerra civil e pode ter revolução”.

      O dirigente do PCO argumentou que a esquerda mundial deveria aproveitar esse momento de crise para apresentar uma alternativa real. “Agora seria o momento de apresentar uma política de esquerda para a crise”, defendeu. Para ele, chegou a hora de defender com mais clareza e convicção o socialismo e o comunismo, além de lançar uma enérgica campanha contra as privatizações e pela reestatização das empresas estratégicas.

      Rui também criticou a postura de conciliação de setores da esquerda brasileira. “O PT está errando ao adotar uma aliança com o capital imperialista, com esse discurso de luta contra o fascismo. Isso só fortalece o bloco de poder”, avaliou. Assista:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados