window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Dafne Ashton', 'page_url': '/entrevistas/bolsonaro-tem-razao-se-ele-entrar-na-cadeia-nao-sai-mais-diz-jurista' });
TV 247 logo
      HOME > Entrevistas

      “Bolsonaro tem razão, se ele entrar na cadeia, não sai mais”, diz jurista

      Advogado Alfredo Marques afirma que estrutura golpista está desmoronando e diz que o ex-presidente não tem outro destino senão a prisão

      (Foto: Reuters | Divulgação )
      Dafne Ashton avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em entrevista concedida ao programa Boa Noite 247, o advogado Alfredo Marques fez uma análise sobre o avanço das investigações envolvendo a tentativa de golpe de Estado articulada por Jair Bolsonaro e setores das Forças Armadas. A partir dos desdobramentos mais recentes, incluindo o depoimento do general Freire Gomes ao Supremo Tribunal Federal (STF), Marques sustentou que a narrativa bolsonarista se desmancha à medida que os fatos são expostos. “Bolsonaro tem razão, se ele entrar na cadeia, não sai mais”, declarou.

      Marques apontou que as oitivas dos militares convocados pela Justiça têm contribuído para a consolidação de provas que, segundo ele, reforçam o caráter golpista da articulação. “Esses senhores não estavam defendendo a democracia, estavam querendo impor no país uma tirania”, afirmou, referindo-se à reunião do dia 7 de dezembro de 2022, em que Bolsonaro apresentou aos comandantes militares medidas como estado de sítio e intervenção no TSE.

      O advogado considera que o depoimento do general Freire Gomes, embora mais cauteloso do que suas declarações anteriores à Polícia Federal, confirma elementos centrais da tentativa de ruptura institucional. Para Alfredo Marques, “houve uma construção, uma conspiração e essa conspiração, como um castelo de cartas, agora está desmoronando e se tornando pública”. Ele acrescenta que, mesmo com o recuo de alguns depoimentos, os fatos já são graves o suficiente para comprometer juridicamente os envolvidos.

      Durante a conversa com o jornalista Joaquim de Carvalho, Marques destacou ainda a tentativa de Bolsonaro de evitar a oitiva de testemunhas-chave. “Tudo no propósito de evitar que sentassem no banco e confirmassem ou negassem o que haviam dito anteriormente, declarações muito graves e que incriminam toda essa estrutura de poder comprometida com a ação golpista.”

      Para ele, a postura do ex-presidente diante dos militares durante as reuniões foi estratégica: “Ele ficava quieto, querendo que eles se entusiasmassem. Se o Freire Gomes participa, tem golpe.” Marques chamou atenção para a sequência de episódios posteriores que comprovariam a existência de uma tentativa coordenada de derrubar as instituições: “Jogaram o carro da Polícia Rodoviária Federal dentro das áreas isoladas do Congresso, quebraram tudo, espancaram policiais. Isso foi uma série de crimes”.

      Ao avaliar a situação jurídica de Bolsonaro, o advogado foi categórico: “Bolsonaro só vai para um lugar: a cadeia. Não tem outro”. Segundo ele, o ex-presidente está completamente isolado e abandonado até por aqueles que mais o apoiaram. “Braga Netto, por exemplo, está há quase cinco meses encarcerado, sem nenhuma menção por parte de Bolsonaro ou dos bolsonaristas. Está na cadeia abandonado”, destacou.

      Alfredo Marques argumenta que, diante das evidências e da degradação institucional provocada pela articulação golpista, restará à Justiça cumprir seu papel. E conclui: “Não tem senhorazinha com bíblia debaixo do braço. O que aconteceu foi uma tentativa torpe de instaurar uma ditadura militar no Brasil, encabeçada por Bolsonaro”. Assista: 

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados