Inova Amazônia Summit: começa em Macapá o maior evento de bioeconomia da região amazônica
Evento promovido pelo Sebrae e Governo do Amapá mobiliza inovação, cultura e sustentabilidade com foco no desenvolvimento do bioma amazônico
247 - Começa nesta quarta-feira (21), em Macapá, a edição 2025 do Inova Amazônia Summit, considerado o maior evento de bioeconomia da região amazônica. Até sexta-feira (23), a sede do Sebrae no Amapá recebe empreendedores, especialistas, líderes comunitários e representantes de instituições públicas e privadas em uma intensa programação voltada ao desenvolvimento de negócios sustentáveis e soluções inovadoras para a floresta. A reportagem é baseada em informações do Sebrae-AP.
Promovido pelo Sebrae, em parceria com o Governo do Estado do Amapá, o evento busca fortalecer o ecossistema de bioeconomia e inovação por meio de painéis, oficinas, exposições, visitas técnicas e experiências culturais que conectam tecnologia, saberes ancestrais e oportunidades de mercado. “A proposta do Inova Amazônia é criar um ambiente propício ao empreendedorismo, valorizando os ativos da Amazônia com inovação e sustentabilidade”, destaca a organização.
Durante os três dias de evento, o público terá o a uma programação técnica com palestras e painéis sobre inovação, sustentabilidade, mercado e políticas públicas, além de oportunidades reais de networking com investidores e representantes de grandes empresas do setor. O evento ainda oferece uma feira de exposições com tecnologias sustentáveis e bioprodutos inovadores produzidos na região.
Um dos destaques da programação são as “Rotas da Inovação” — experiências imersivas que apresentam iniciativas locais sustentáveis por meio de três trajetos temáticos: a Rota Marabaixo, que celebra a cultura e o potencial produtivo do Amapá; a Rota Brilho de Fogo, que aproxima ciência, inovação e identidade cultural; e a Rota Pororoca, que conecta tecnologia e saberes tradicionais.
Além da imersão em inovação e empreendedorismo, o evento também dá visibilidade às expressões artísticas regionais, com apresentações culturais de artistas locais e nacionais, além de manifestações indígenas como pintura corporal e pintura em tela ao vivo.
Ao final do Summit, será elaborada a Carta Amazônia – Edição Inova Amazônia Summit Amapá, documento estratégico que sistematiza os debates e propostas construídas durante o evento. A carta será entregue ao Sebrae Nacional, ao Governo Federal, ao Governo do Estado e a instituições parceiras, com o objetivo de orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
As atividades técnicas e exposições ocorrem diariamente das 14h às 21h, e as inscrições são gratuitas. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento.
O Inova Amazônia Summit conta com o apoio de diversas instituições, entre elas o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Embrapii, Finep, Grupo Equatorial, INPI, Rede Amazônica, Senac, Sesi e Senai Amapá, ABStartups, Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Amapatec, Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: