window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Aquiles Lins', 'page_url': '/empreender/sebrae-e-governo-do-amapa-destacam-valor-das-indicacoes-geograficas-no-inova-amazonia-summit' });
TV 247 logo
      HOME > Empreender

      Sebrae e governo do Amapá destacam valor das Indicações Geográficas no Inova Amazônia Summit

      Evento em Macapá destaca potencial das Indicações Geográficas na valorização cultural, geração de renda e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

      (Foto: Divulgação/Sebrae-AP)
      Aquiles Lins avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Sebrae e o Governo do Estado do Amapá (GEA) promovem, de 21 a 23 de maio, um espaço exclusivo para as Indicações Geográficas (IGs) durante o Inova Amazônia Summit, realizado na sede do Sebrae no estado. A programação, das 14h às 21h, reunirá produtores, associações, empreendedores e instituições para debater o papel das IGs na valorização cultural, no desenvolvimento territorial e na sustentabilidade ambiental. As informações são da  Agência Sebrae de Notícias. 

      Segundo Larissa Queiroz, gerente do Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá, o espaço dedicado às IGs evidencia o avanço desse instrumento no Brasil. “Ao reconhecer e potencializar os saberes, sabores e tradições regionais, o Sebrae contribui não apenas para a proteção legal das IGs, mas para a geração de renda, inclusão produtiva e valorização do patrimônio cultural brasileiro”, afirma.

      Na cerimônia de abertura, marcada para quarta-feira (21), às 14h, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) fará a entrega formal dos certificados de registro de Indicação Geográfica para dois produtos do Amapá: o Abacaxi de Porto Grande e o Açaí do Bailique — as primeiras IGs concedidas ao estado.

      As Indicações Geográficas são reconhecimentos que identificam produtos ou serviços cuja reputação, qualidade ou características estão diretamente ligadas à sua origem geográfica. Reguladas pelo INPI, essas certificações têm ganhado destaque como ferramentas de promoção da economia local e de proteção dos saberes tradicionais.

      O evento contará com a exposição de 16 produtos reconhecidos como IGs, entre eles: Farinha de Cruzeiro do Sul (AC), Açaí de Feijó (AC), Guaraná de Maués (AM), Queijo de Autazes (AM), Farinha de Uarini (AM), Açaí de Codajás (AM), Pirarucu de Mamirauá (AM), Café Matas de Rondônia (RO), Tambaqui do Vale do Jamari (RO), Cacau de Rondônia (RO), as de Barro da Raposa (RR), Balas de Antonina (PR), Mel do Pantanal (MT) e Mel de Melato da Bracatinga (SC).

      Coordenado por Bruno Castro, gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá, o Inova Amazônia Summit tem apoio de diversas instituições, entre elas o Confap, Embrapii, Finep, INPI, Rede Amazônica, Senac, Sesi, Senai, ABStartups, Mariza Alimentos, Amapatec, Instituto Amazônia +21 e a comunidade Tucuju Valley.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247