window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/economia/ue-impoe-tarifas-fortes-e-proporcionais-sobre-produtos-dos-eua-em-resposta-a-trump' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      UE impõe tarifas "fortes" e "proporcionais" sobre produtos dos EUA, em resposta a Trump

      Decisão da Comissão Europeia entra em vigor em 1º de abril e mira equilíbrio comercial

      Ursula von der Leyen em Paris (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A União Europeia anunciou que aplicará tarifas "fortes, mas proporcionais" sobre produtos norte-americanos a partir de 1º de abril. A medida é uma resposta às tarifas de 25% impostas pelos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio europeu. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela Comissão Europeia, informa o jornal O Globo.

      A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, lamentou profundamente a atitude do governo norte-americano e ressaltou os impactos negativos das tarifas para a economia global. "Tarifas são impostos. São ruins para os negócios e ainda piores para os consumidores", afirmou.

      De acordo com a Comissão Europeia, as medidas dos Estados Unidos devem afetar aproximadamente 26 bilhões de euros (US$ 28 bilhões, ou R$ 165 bilhões) em produtos europeus. Em resposta, o bloco aplicará tarifas sobre produtos norte-americanos em um valor equivalente. "Isso corresponde ao impacto econômico das tarifas dos Estados Unidos", destacou Von der Leyen no comunicado oficial.

      A União Europeia reiterou sua disposição para dialogar com Washington e buscar uma solução negociada. Segundo o comunicado, as medidas poderão ser revertidas caso as partes cheguem a um entendimento. "Acreditamos firmemente que, em um mundo cheio de incertezas geopolíticas e econômicas, não é do interesse comum sobrecarregar nossas economias com tarifas", concluiu.

      A decisão reacende as tensões comerciais entre o bloco e o país norte-americano. Analistas apontam que a disputa pode impactar cadeias produtivas globais e levar a novas rodadas de negociação entre as partes. A expectativa é de que os próximos os do governo norte-americano determinem a evolução desse embate comercial.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados