Haddad se encontra com secretário do Tesouro dos EUA para discutir tarifas e investimentos em tecnologia
Ministro da Fazenda se reúne com Scott Bessent em evento na Califórnia e participa de agenda com grandes empresas de tecnologia
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se encontra neste domingo (4) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, na Califórnia. A reunião, que ocorre durante a viagem do ministro para um evento, é o primeiro encontro presencial entre autoridades de alto escalão dos dois países desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025. As informações são da Folha de S. Paulo.
Na semana ada, Haddad havia antecipado a possibilidade do encontro, que deverá focar, entre outros temas, nas tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil. Contudo, o ministro enfatizou que a negociação sobre este assunto está sendo conduzida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. "Podemos até falar, mas quem conduz a negociação de tarifa neste momento é o vice-presidente [Alckmin]", afirmou o ministro. "A parte comercial está sendo conduzida pelo MDIC. Mas temos muitos outros assuntos a tratar com o secretário do Tesouro, da agenda da Fazenda", completou.
O governo brasileiro tem especial atenção com a tarifa de 25% aplicada pelos Estados Unidos à importação de aço e está em negociações para estabelecer cotas de exportação do produto. Haddad destacou, porém, que ainda não havia mantido contato com Bessent desde a posse do novo governo. Durante sua estadia na Califórnia, o ministro também está focado na apresentação do novo plano de investimentos do Brasil em centros de dados.
A agenda de Haddad inclui reuniões com executivos de grandes empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Nvidia, com o objetivo de fortalecer parcerias tecnológicas entre os dois países. Além disso, o ministro participará de um jantar oferecido pelo Milken Institute, em Los Angeles, no domingo à noite, com a presença de Bessent, Jill Biden, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, e Kristalina Georgieva, diretora-gerente do FMI.
Na segunda-feira (5), Haddad terá um papel de destaque em dois painéis na conferência anual organizada pelo instituto. Já na terça-feira (6), o ministro segue para o México, onde se reunirá com Edgar Zamorra, secretário do Tesouro e Crédito Público mexicano, para tratar de questões bilaterais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: