window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/economia/governo-brasileiro-aposta-em-acordo-com-eua-para-cota-de-exportacao-de-aco' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      Governo brasileiro aposta em acordo com EUA para cota de exportação de aço

      Ministros da área econômica do governo Lula ainda avaliam que a sobretaxa terá um impacto positivo na inflação brasileira ao diminuir as exportações de aço

      Lula e Donald Trump (Foto: Ricardo Stuckert/PR | REUTERS/Brendan McDermid)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A equipe econômica do governo Lula (PT) avalia que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitará negociar um acordo de cotas de exportação de aço brasileiro sem cotas, assim como fez em 2018. Na última segunda-feira (10), Trump anunciou a decisão de taxar em 25% todas as importações do EUA de aço e alumínio. As informações são do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles.

      Em seu primeiro mandato como presidente, Trump autorizou a fixação de uma cota para a exploração do aço brasileiro sem sobretaxa. A cota ainda estava em vigor até o anúncio desta semana. A ordem do Palácio do Planalto é analisar detalhadamente o anúncio de Trump antes de tomar qualquer decisão.

      Impacto positivo na inflação - Além disso, a equipe econômica do governo brasileiro acredita que a taxação americana sobre o aço pode aliviar a pressão sobre a inflação brasileira. A medida diminuirá as exportações do produto, aumentando a oferta interna. A avaliação é de que, ao diminuir as exportações de aço para os Estados Unidos, um dos principais compradores do produto brasileiro, sobrará mais aço no Brasil, diminuindo o preço interno.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados