window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/trump-defende-reembolso-de-investimentos-dos-eua-na-ucrania-e-nao-descarta-que-ucranianos-podem-ser-russos-no-futuro' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump defende reembolso de investimentos dos EUA na Ucrânia e não descarta que ucranianos "podem ser russos" no futuro

      Presidente dos EUA ressalta valor das terras ucranianas e demonstra que está de olho nelas

      Volodymyr Zelensky e Donald Trump (Foto: Reuters/Shannon Stapleton)

      247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende recuperar os recursos bilionários investidos pelo governo norte-americano no país em meio ao conflito com Moscou e itiu que a Ucrânia pode no futuro voltar a fazer parte da Rússia.

      "Eles possuem terras extremamente valiosas, tanto em minerais raros quanto em petróleo e gás. Quero que nosso dinheiro seja garantido, pois estamos gastando centenas de bilhões de dólares. Eles podem chegar a um acordo ou não. Podem ser russos um dia ou podem não ser, mas todo esse dinheiro foi investido, e eu digo que quero de volta", declarou Trump em entrevista à Fox News.

      O presidente mencionou que teria solicitado um ressarcimento na casa dos US$ 500 bilhões em minerais raros, e que a Ucrânia "essencialmente concordou" em fornecer essas garantias. "Assim, pelo menos não nos sentimos estúpidos", afirmou.

      Trump também ressaltou que os Estados Unidos "não podem continuar pagando" os custos da guerra como fizeram até agora. As declarações reforçam sua postura crítica ao apoio financeiro e militar dos EUA à Ucrânia, um dos temas centrais de sua candidatura nas eleições de 2024. 

      O republicano voltou a afirmar que o conflito entre Ucrânia e Rússia não teria ocorrido se ele tivesse permanecido no cargo. "Eu digo isso o tempo todo: isso nunca teria acontecido se eu fosse presidente. Não teria acontecido com [o presidente russo] Putin, e [o ataque do Hamas a Israel em] 7 de outubro também não teria ocorrido", disse Trump.

      As declarações surgem em um momento de intensas negociações sobre o futuro da Ucrânia. A Rússia tem reafirmado as condições apresentadas pelo presidente Vladimir Putin para pôr fim ao conflito. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados