window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/brasil/tcu-arquiva-pedido-de-gayer-para-investigar-janja-por-gastos-em-viagens-internacionais' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      TCU arquiva pedido de Gayer para investigar Janja por gastos em viagens internacionais

      Além de acompanhar Lula nas visitas ao exterior, primeira-dama já representou o país em compromissos oficiais

      A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja (Foto: Graccho/SGPR)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu arquivar, por unanimidade, um pedido do deputado Gustavo Gayer (PL-GO) para investigar a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, pelos gastos em viagens internacionais. A informação é da Folha de S. Paulo.

      A representação pedia uma auditoria acerca dos custos relacionados às viagens da primeira-dama e questionava o fato de ela ter ado 103 dias fora do Brasil entre 2023 e 2024, dezesseis a mais do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

      Além de acompanhar Lula nas visitas ao exterior, Janja já representou o país em compromissos oficiais.

      O ministro Bruno Dantas, relator do caso, entendeu que a legalidade das viagens já havia sido analisada anteriormente. Além disso, o Tribunal de Contas destacou que Gayer não tem "legitimidade para requerer a realização de fiscalizações pelo TCU". A prerrogativa é exclusiva dos presidentes da Câmara e do Senado, bem como de comissões parlamentares.

      A decisão do TCU segue a mesma linha do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que, na semana ada, arquivou os pedidos feitos pela oposição para investigar os gastos da primeira-dama.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados