window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/stf-diz-que-governo-federal-cumpriu-parcialmente-plano-de-combate-ao-desmatamento-da-amazonia' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      STF diz que governo federal cumpriu "parcialmente" plano de combate ao desmatamento da Amazônia

      O ministro André Mendonça, relator da ação, considerou que o governo Lula persistiu em “graves e notórios problemas na gestão ambiental”

      André Mendonça (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não cumpriu diversas medidas solicitadas pela Corte para reduzir o desmatamento na Amazônia. Em decisão monocrática tomada na segunda-feira (27), Mendonça, relator da ação, considerou que o governo do petista persistiu em “graves e notórios problemas na gestão ambiental”.

      Em março de 2024, o Supremo havia determinado que o governo federal apresentasse um plano de combate ao desmatamento da Amazônia. O magistrado, porém, afirmou que o governo federal não cumpriu "vários aspectos da decisão".

      "Diante do não cumprimento de vários aspectos da decisão deste Supremo Tribunal Federal por parte da União e diante dos graves e notórios problemas na gestão ambiental verificados, homologo apenas parcialmente o cumprimento do acórdão", disse Mendonça.

      Na decisão, o ministro apontou a ausência de métricas e mecanismos de controle das ações implementadas, além de críticas quanto à falta de clareza sobre a utilização dos fundos destinados à preservação ambiental. 

      Por outro lado, Mendonça também reconheceu os avanços da gestão na pauta ambiental, como a elaboração do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e as medidas contra o garimpo ilegal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados