Selic alta impacta custo de capital, competitividade e dívida pública, diz Alckmin
Banco Central decide na quarta-feira o novo patamar para a taxa básica de juros
BRASÍLIA (Reuters) - Uma taxa Selic em nível alto tem um “impacto brutal” sobre o custo de capital e a competitividade do Brasil, além de um “efeito gigantesco” sobre o custo de rolagem da dívida pública, disse nesta terça-feira o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
Em reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), Alckmin voltou a defender que o Banco Central não considere as variações de preço de alimentos e energia ao analisar a inflação para tomar decisões de política monetária. Para ele, porém, este não é um tema a ser debatido agora.
"Não é discussão para este momento, mas, no futuro, nós precisamos aprimorar, porque não há dúvida de que a Selic alta tem um impacto brutal no custo de capital, na competitividade... E ela tem um efeito gigantesco na dívida, que é o principal problema, que é fiscal", disse.
O Banco Central decide na quarta-feira o novo patamar para a Selic. Em março, a autoridade monetária aumentou a taxa básica de juros em um ponto percentual, a 14,25% ao ano, prevendo uma elevação de menor magnitude nesta semana.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: