Prato feito vai ficar mais barato com reforma tributária de Lula
Entre os alimentos que terão isenção de impostos estão as carnes, o arroz, o feijão, o leite, os pães, o café, o açúcar e o sal
247 - Os alimentos ficarão mais baratos com a reforma tributária. A regulamentação da reforma tributária foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (16). A proposta prevê a isenção de impostos nos alimentos da cesta básica, a exemplo do arroz, do feijão e das carnes. Por outro lado, estima-se uma cobrança adicional para bebidas alcoólicas e refrigerantes, tidas como coercivas à saúde.
A lista de produtos isentos de impostos foi definida pelo Congresso Nacional e traz alimentos essenciais para a alimentação básica dos brasileiros, destaca reportagem do UOL.
O texto sancionado prevê uma simplificação tributária. Conforme as mudanças, PIS, Cofins, ICMS, IPI e ISS deixarão de existir. Os tributos darão espaço ao IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), à CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e ao IS (Imposto Seletivo). A implementação oficial da reforma está prevista para 2033.
Uma alteração importante é a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) . Com uma alíquota máxima ainda indefinida, o tributo representará a unificação entre o IBS e a CBS, a ser aplicado sobre operações de bens e serviços. Caso o limite seja superado, o governo precisa se comprometer na redução da carga tributária.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: