window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil/moraes-da-a-pgr-cinco-dias-para-se-manifestar-sobre-pedido-de-investigacao-contra-eduardo-bolsonaro' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Moraes dá à PGR cinco dias para se manifestar sobre pedido de investigação contra Eduardo Bolsonaro

      Deputados do PT acusam parlamentar de crimes contra a soberania nacional após encontros nos EUA

      Eduardo Bolsonaro e Alexandre de Moraes (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados | LR Moreira/Secom/TSE)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, em até cinco dias, sobre um pedido de investigação contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A solicitação foi protocolada pelo PT e pelos deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG), informa o Metrópoles

      Na petição, os parlamentares acusam o filho de Jair Bolsonaro (PL) de atentar contra a soberania nacional, além de obstrução de investigação e coação no curso do processo. Eles também pedem que o STF determine a apreensão do aporte de Eduardo Bolsonaro para impedir que ele deixe o país. Segundo os petistas, o deputado estaria articulando com políticos norte-americanos para constranger e retaliar ministros da Corte brasileira.

      A notícia-crime foi encaminhada ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, a quem cabe avaliar se há elementos para abertura de investigação formal. Eduardo Bolsonaro, por sua vez, negou as acusações e se defendeu por meio das redes sociais.

      Encontros polêmicos nos EUA - O pedido de investigação foi motivado por encontros que Eduardo Bolsonaro manteve durante uma viagem aos Estados Unidos no início do mês ado. Um dos encontros ocorreu com a congressista norte-americana Maria Elvira Salazar, conhecida por suas críticas a Alexandre de Moraes e ao STF.

      Filha de imigrantes cubanos e representante da Flórida na Câmara dos EUA, Salazar já atacou publicamente ministros da Suprema Corte brasileira. Em maio de 2024, chamou Moraes de “tolo útil para os socialistas” e o acusou de restringir a liberdade de expressão no Brasil.

      A deputada também é coautora de um projeto de lei protocolado no Congresso norte-americano em setembro de 2023, que propõe barrar a entrada de autoridades estrangeiras acusadas de censurar cidadãos dos EUA. Entre os possíveis alvos da medida estaria Moraes, o que acendeu alertas entre os integrantes do STF.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados