window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/ministros-do-stf-ja-analisam-hd-com-plano-golpista' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Ministros do STF já analisam HD com plano golpista

      A análise do material faz parte da preparação dos ministros para o julgamento da denúncia contra Bolsonaro

      Alexandre de Moraes (Foto: Antonio Augusto/STF)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) já analisam um HD com todos os elementos das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil em 2022, informa a CNN Brasil. A análise do material faz parte da preparação dos ministros para o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado para os dias 25 e 26 de março.

      O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, distribuiu o material aos colegas da Turma há cerca de dez dias. Ele decidiu compartilhar o conteúdo antes de liberar o processo para julgamento, solicitando uma data ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin. Além de Moraes e Zanin, os ministros Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia também participam do julgamento. A expectativa é de que a Primeira Turma aceite a denúncia e torne Bolsonaro e os outros acusados réus. Não há previsão de pedido de vista, e a tendência é que o julgamento seja decidido por unanimidade.

      De acordo com fontes próximas ao processo, a decisão de Moraes de compartilhar o material com os demais ministros foi tomada para que cada um já tivesse a oportunidade de examinar, com antecedência, as provas e peças processuais. O objetivo é que os ministros possam formular seus posicionamentos antes da sessão de julgamento. O rito do julgamento inclui a leitura do relatório, as sustentações orais e, por fim, os votos dos ministros.

      Em julgamentos dessa natureza, é comum que a Procuradoria-Geral da República (PGR) designe um subprocurador para se manifestar em nome do Ministério Público Federal (MPF). No entanto, neste caso específico, o procurador-geral Paulo Gonet optou por se manifestar pessoalmente. Ele representará o MPF durante o julgamento.

      Neste primeiro momento, será analisada a denúncia oferecida pela PGR contra o “núcleo 1” da investigação, que é considerado o principal por envolver os supostos líderes da trama golpista. Ao todo, oito pessoas são acusadas neste grupo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados