Funeral do Papa Francisco será realizado no sábado, diz Vaticano
Líderes mundiais, incluindo Lula, estarão presentes no funeral de Papa Francisco, que será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma
247 - A Santa Sé anunciou que o funeral do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira aos 88 anos, ocorrerá no próximo sábado (26), às 10h (05h em Brasília), no Vaticano. O sepultamento está previsto para o mesmo dia, na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, encerrando o rito funeral após três dias de velório. A cerimônia final, segundo o Vaticano, será precedida por um período de visitação que começará na quarta-feira (23), na Basílica de São Pedro.
O corpo de Francisco permanece na capela da residência de Santa Marta, onde ele vivia e faleceu devido a um AVC, seguido de insuficiência cardíaca. Jorge Bergoglio, o nome de nascimento do Pontífice, repousa na capela com uma casula vermelha e mitra branca, segurando um rosário, enquanto dois guardas suíços o escoltam.
Na quarta-feira, às 09h (04h de Brasília), o caixão será levado em procissão até a Basílica de São Pedro, ando pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé. A procissão seguirá o Arco dos Sinos, a Praça de São Pedro e entrará na Basílica através da porta central, onde o cardeal camerlengo, Kevin Joseph Farrell, presidirá a liturgia.
O velório será realizado até o sábado, quando uma missa de corpo presente será celebrada na Praça de São Pedro, diante da Basílica, onde o Papa Francisco fez sua última aparição no Domingo de Páscoa. Ainda de acordo com o Vaticano, a missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais, e contará com a presença de patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o mundo.
Estima-se que meio milhão de fiéis compareçam ao funeral, além de líderes internacionais, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e chefes de Estado de diversas nações, incluindo Donald Trump, Emmanuel Macron e Volodymyr Zelensky.
A celebração será concluída com a "Ultima commendatio" e a "Valedictio", dando início aos "Novemdiales", os nove dias de luto e missas em sufrágio de Papa Francisco.
Atendendo a seu próprio pedido, o Papa Francisco escolheu simplificar as honras fúnebres. Ele será sepultado no mesmo caixão feito de madeira e zinco, sem seguir a tradição de sepultamentos papais em caixões de prata. Em um gesto de humildade, optou por ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não no Vaticano. O túmulo será simples, com apenas a inscrição "Franciscus", seu nome papal em latim.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: