Lula comemora subida de posição do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano divulgado pela ONU
'Mais expectativa de vida, mais renda e mais o à educação', afirmou o presidente após novo ranking publicado pelas Nações Unidas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta terça-feira (6) a subida de posição do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado pela Organização das Nações Unidas. Conforme a ONU, o Brasil subiu cinco posições no IDH, e chegou à colocação número 84. O relatório apresentou a atualização do índice de 193 países, com informações de 2023.
“O Brasil está dando a volta por cima! Segundo relatório da ONU, nosso país subiu 5 posições no Índice Global de Desenvolvimento Humano. Isso quer dizer mais expectativa de vida, mais renda por pessoa e mais o à educação”, publicou o presidente na rede social X. “Seguimos trabalhando por mais qualidade de vida para os brasileiros e para as brasileiras".
A lista divulgada pela ONU tem como base indicadores como expectativa de vida, escolaridade e Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o documento, o Brasil registrou um IDH de 0,786, em uma escala de zero a um, índice considerado de desenvolvimento alto. Em relação a 2022, o IDH do país cresceu 0,77%, quando o Brasil estava na posição 89.
No Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud), os países são divididos em quatro grupos, conforme o IDH. Aqueles com pontuação a partir de 0,8 são considerados de alto desenvolvimento humano. Setenta e quatro países estão nessa situação.
O Chile está na melhor posição entre as nações da América Latina e Caribe, na colocação número 45. As seis primeiras posições são de países europeus e as nove últimas ocupadas por países africanos (com informações da Agência Brasil).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: