window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/brasil/janja-desmente-fake-news-sobre-climao-com-xi-jinping-e-dispara-nao-sou-um-biscuit-de-porcelana' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Janja desmente fake news sobre 'climão' com Xi Jinping e dispara: "não sou um biscuit de porcelana"

      Primeira-dama também disse se arrepender de xingamento a Elon Musk, descarta candidatura e apoia reeleição do presidente: “vou estar ao lado dele”

      Janja. Foto: Ricardo Stuckert
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em entrevista ao podcast Se ela não sabe, quem sabe?, da Folha de S. Paulo, divulgado nesta sexta-feira (23), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, comentou temas delicados, ironizou sua antecessora Michelle Bolsonaro, abordou polêmicas recentes envolvendo sua figura pública e descartou qualquer intenção de seguir carreira política após o fim do mandato de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

      Ao ser questionada pela escritora e apresentadora Tati Bernardi sobre o uso de maquiador em viagens oficiais, Janja respondeu com ironia ao relembrar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que frequentemente viajava acompanhada do maquiador Agustin Fernandez. "Não sou essas, você está confundindo a primeira-dama. Então, é a outra, não sou eu", declarou, entre risos. "Às vezes é exaustivo, porque eu tenho que ar a minha roupa, eu mesma faço o meu cabelo, tirei os óculos eu não enxergo nada, é tudo embaçado. Como é que maquio"> if (googletag && googletag.apiReady) { googletag.cmd.push(() => { googletag.display(id); }); }

      Arrependimento com Musk e críticas à incompreensão pública - Em outro trecho da entrevista, Janja abordou o episódio ocorrido durante o G20 no Rio de Janeiro, quando, em resposta a provocações do bilionário Elon Musk, proferiu um xingamento em inglês: "fuck you". Segundo ela, o arrependimento não está no conteúdo da fala, mas no momento em que ocorreu. "Eu me arrependo por conta da minha equipe, porque trabalhamos muito para o G20, no ano ado. Eu me envolvi pessoalmente na organização, na estrutura do G20, e parece que tudo virou nada. Não é da fala que me arrependo, mas do momento. Fazer crítica a ele eu sigo fazendo, porque ele continua sendo o que está acima do bem e do mal, se acha o dono do mundo", afirmou. Musk, em resposta no X (antigo Twitter), publicou: “eles vão perder a próxima eleição”, acompanhado de emojis de riso.

      Janja afirmou que continuará mantendo seu estilo atuante nos bastidores do governo. Ressaltou, porém, o desgaste que sente ao enfrentar críticas constantes, inclusive de outras mulheres. “Qualquer movimento que eu faça, se eu falo é porque eu falo, se eu não falo é porque não falo. [...] O que não entendo são outras mulheres que deveriam estar entendendo o que está acontecendo no momento político do Brasil, e não simplesmente virar a bazuca contra mim".

      “Não me imagino tendo uma carreira política” - Apesar do envolvimento direto em agendas presidenciais, Janja reiterou que não pretende disputar cargos públicos. “Não me imagino tendo uma carreira política. [...] Quando tudo isso terminar, eu quero pegar meu marido pelo braço e sair por aí com ele". Ela recordou o período em que Lula esteve preso, durante o qual trocaram cartas com declarações de amor e planos para o futuro.

      A primeira-dama também revelou detalhes da vida cotidiana do casal, como o incentivo que dá ao presidente para que caminhe mais no gabinete e reduza o consumo de café após o almoço, a fim de preservar a saúde.

      Ao comentar falas machistas de Lula, como a piada sobre torcedores e violência doméstica, Janja foi taxativa: “Eu não o pano para ele, não. [...] Aquele episódio lá do Corinthians, quando ele falou aquela bobagem, eu falei para ele ‘não faz isso comigo’".

      Por fim, ao ser perguntada sobre a possibilidade de Lula tentar a reeleição em 2026, Janja afirmou que não interferirá na decisão: "estou ao lado dele para a decisão que ele tomar. Nesse momento, não é uma vontade minha. A decisão que meu marido tomar eu vou estar ao lado dele. E ele sempre fala que, se ele estiver forte de saúde, vai por esse caminho [a candidatura]".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados