Mauro Vieira nega mal-estar diplomático com China e diz que foi Lula quem abordou sobre o TikTok
"Não houve nenhum mal-estar no jantar, apenas quis se levantar esse tema e muitos outros", enfatizou ministro
247 – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta terça-feira (20), que não há nenhum tipo de crise diplomática entre Brasil e China após declarações da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, sobre o TikTok, durante um jantar oficial com o presidente chinês Xi Jinping. A informação é da CNN.
Segundo Vieira, foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quem trouxe o assunto à mesa, expressando preocupação com os efeitos da plataforma sobre crianças.
“Foi o presidente [Lula] que levantou, no jantar, o tema. Não houve nenhum mal-estar no jantar, apenas quis se levantar esse tema e muitos outros. Esse foi um momento pequeno”, disse, após participar de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.
“O que houve foi o seguinte: o tema foi levantado pela preocupação do presidente com a questão dos desafios envolvendo inclusive crianças, como uma menina daqui de Brasília que faleceu recentemente, – terrível –, e outros tipos de notícias envolvendo pornografia infantil e etc. Foi essa a preocupação”, enfatizou.
O chanceler também descartou a existência de qualquer convite formal a autoridades chinesas para discutir o algoritmo do TikTok. Ainda assim, o governo brasileiro estaria disposto a dialogar, caso a empresa por trás da rede social procure a embaixada no país.
“Depois, se a empresa procurar e se estiver em contato com a embaixada, nós conversaremos sobre todos os assuntos. Eles, inclusive, manifestaram que podem conversar com a embaixada. Portanto, nós veremos isso”, declarou.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: