window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/brasil/governo-lula-espera-aprovacao-da-reforma-do-ir-ate-junho' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Governo Lula espera aprovação da reforma do IR até junho

      Líderes governistas veem cenário positivo para o avanço do texto

      Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião para Anúncio do Envio do Projeto de Lei de Ampliação da Isenção do Imposto de Renda ao Congresso Nacional. Palácio do Planalto, Brasília - DF. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concluiu que existe um otimismo para a aprovação do projeto de lei que prevê a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, informa a CNN Brasil. Após mapear o humor dos deputados com a recepção do texto, o Planalto concluiu que a proposta pode ser aprovada até junho.

      Segundo o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), a proposta tem simpatizantes em todos os espectros políticos. “Do União Brasil ao PSOL, sentimos que todos estão simpáticos ao projeto. Dá para aprovar no primeiro semestre”, afirmou.

      Guimarães também disse que alterações no texto podem ampliar as chances da proposta ser aprovada “por unanimidade”. “A matéria está com urgência constitucional, o que significa que o presidente (da Câmara), Hugo Motta (Republicanos-PB), ou leva direto ao plenário ou instala uma comissão especial. E nós, do governo, achamos melhor instalar uma comissão porque permite um debate mais amplo e sobra mais tempo para aprovar depois”, disse.

      O governo ainda não decidiu o formato de tramitação do projeto e nem seu relator. Nos bastidores, três nomes estão cotados: o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Rubens Júnior (PT-MA). 

      As lideranças da Câmara apostam que a proposta do governo terá grande apoio, já que, politicamente, será difícil para os parlamentares defenderem uma posição contrária, dado que a proposta tem um viés considerado "Robin Hood", retirando dos mais ricos para beneficiar os mais pobres.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados