window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/brasil/defesa-de-bolsonaro-recorre-ao-stf-para-afastar-zanin-e-dino-do-julgamento-sobre-trama-golpista' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Defesa de Bolsonaro recorre ao STF para afastar Zanin e Dino do julgamento sobre trama golpista

      Advogados do ex-mandatário insistem em alegação de parcialidade e querem que plenário decida sobre impedimento dos ministros

      Estátua da Justiça em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal em Brasília e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes | REUTERS/Adriano Machado)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A defesa de Jair Bolsonaro (PL) recorreu da decisão que negou o afastamento dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), do julgamento sobre a denúncia da suposta trama golpista. Os advogados insistem na tese de que os magistrados não poderiam atuar no caso por uma alegada parcialidade..

      Segundo a CNN Brasil, na apelação, protocolada junto à Suprema Corte, a defesa pede que a decisão sobre o impedimento dos ministros seja tomada pelo plenário do STF. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, já havia rejeitado o pedido no mês ado, concluindo que não há justificativa legal para afastá-los do caso. Dino e Zanin integram a Primeira Turma do STF, responsável por analisar a denúncia contra Bolsonaro.

      A defesa argumenta que Dino, quando era governador do Maranhão, moveu uma queixa-crime contra Bolsonaro em 2021, após o então mandatário acusá-lo de não acionar a Polícia Militar para reforçar a sua segurança durante uma visita ao estado. Já em relação a Zanin, os advogados citam o fato de que o ministro se declarou impedido em um julgamento envolvendo Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que resultou na sua inelegibilidade.

      O STF aguarda agora a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as defesas apresentadas por Bolsonaro e outros investigados no inquérito. Após essa análise, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, decidirá se há elementos suficientes para que a denúncia seja levada a julgamento no âmbito do inquérito do golpe. Caso a Primeira Turma aceite a denúncia, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e arão a responder a uma ação penal no Supremo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados