De olho em 2026, Lula avalia ampliar espaços para PSD e MDB no governo e reduzir ministros do União e PP
Palácio do Planalto vê PSD e MDB como peças importantes para uma aliança pela reeleição do presidente no próximo ano
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia fortalecer o PSD e o MDB na Esplanada dos Ministérios já pensando em uma aliança eleitoral para a disputa presidencial de 2026, informa a CNN Brasil. Por outro lado, partidos como o União Brasil e o PP, que não devem estar com Lula nas eleições, devem perder ministérios.
Entre as trocas de ministérios avaliadas está o da Pesca, para que o PSD assuma o Turismo, o Esporte ou as Comunicações. Já o MDB pode aumentar seu número de pastas de três para quatro, assumindo Ciência e Tecnologia ou Pesca.
O União Brasil e o PP deverão perder espaço no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios. Os partidos devem decidir se ficam ou não no governo nos próximos meses, mas a sua posição na oposição de Lula nas eleições de 2026 é dada como certa. Atualmente, o PP controla o Esporte, enquanto o União Brasil comanda Turismo e Comunicações, além de uma indicação do senador Davi Alcolumbre (União-AP) para o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.
Em votações no Congresso, o PP apresenta um nível maior de fidelidade ao governo, enquanto o União Brasil costuma rachar sua bancada e tem uma dos maiores índices de infidelidade entre os partidos governistas. A ideia é aumentar o espaço para partidos que deverão formar uma frente ampla em torno da reeleição de Lula no ano que vem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: