window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/brasil/caixa-suspende-demissao-de-telefonistas' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Caixa suspende demissão de telefonistas após intervenção da Fenae

      Pela decisão do banco, cerca de 30% dessas profissionais irão para o cargo de recepcionistas

      Reunião entre representantes da Caixa e de entidades dos trabalhadores (Foto: FENAE)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Caixa suspendeu, por 30 dias, o processo de demissão de aproximadamente três mil telefonistas terceirizadas. Pela decisão do banco, cerca de 30% dessas profissionais irão para o cargo de recepcionistas. 

      O banco também fará um convênio com o Sebrae para a qualificação das trabalhadoras que forem desligadas, com o objetivo de reinserí-las no mercado de trabalho, informou a Federação Nacional das Associações da Caixa (Fenae). 

      A notícia da suspensão foi dada em uma reunião nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF), em encontro entre o presidente e o diretor de Esporte da Fenae, Sergio Takemoto e Rafael Castro, respectivamente, a conselheira de istração do banco, Fabiana Uehara, e a Diretoria Executiva de Logística, Contratação e Segurança da Caixa.

      Representantes da Fenae, da Contraf-CUT e de entidades representativas de trabalhadores vinham pedindo a suspensão do processo de demissão. 

      A reunião contou com a participação do Diretor Executivo e do Vice-Presidente da Executiva de Logística, Glauco Braga Dias e Anderson Aorivan da Cunha a, respectivamente, além da assessora estratégica da Presidência da Caixa, Maria Salete Cavalcanti.

      O presidente da Fenae, Sergio Takemoto prometeu que, mesmo com a notícia da suspensão, a Fenae e as entidades continuarão cobrando alternativas para evitar as demissões. 

      “Saímos daqui com o compromisso de que, antes de qualquer decisão, a Caixa vai discutir com o movimento alternativas para que não haja demissão em massa das telefonistas. Entendemos que tivemos avanços, mas vamos continuar atentos para que não haja retrocessos nessas negociações”, pontuou.

      Para Rafael Castro, os participantes do encontro saíram da reunião  “satisfeitos com a notícia da suspensão até que seja reavaliada essa sistemática”. 

      “Após esse prazo de trinta dias, vamos lutar pela manutenção dessas trabalhadoras, especialmente aquelas que são mães de PcDs e aquelas que estão próximas da aposentadoria”, disse.

      A conselheira de istração do banco, Fabiana Uehara, lembrou que as demissões em massa vão contra a missão do banco. “Essas telefonistas são pessoas que trabalham há muito tempo no banco. Além de tudo, a Caixa é um banco social e temos que pensar na sociedade como um todo”.

      Novas contratações

      Dirigentes da Fenae também reforçaram junto ao banco a necessidade de contratação de novos empregados. Principalmente, após as saídas por conta do Plano de Demissão Voluntária (PDV) ocorridas no final do ano ado. 

      De acordo com as últimas atualizações, o banco precisaria contratar cerca de mil empregados para atingir o quantitativo de saída do PDV.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados