Brasil investiga 18 casos suspeitos de gripe aviária em sete estados
Ministério da Agricultura acompanha surtos em granjas comerciais, criações domésticas e aves silvestres; país busca retomar status sanitário internacional
247 - O Brasil está investigando 18 casos suspeitos de gripe aviária em diversas regiões do país, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) neste domingo (25). Segundo o Mapa, as amostras estão em análise e, até o momento, não há resultados laboratoriais conclusivos. As informações são do Metrópoles.
No início do dia, eram 20 ocorrências em apuração, mas duas delas já foram descartadas. Os casos estão distribuídos em sete estados e envolvem tanto aves silvestres quanto criações domésticas e plantas comerciais.
Duas das suspeitas mais sensíveis do ponto de vista econômico ocorrem em ambientes comerciais: uma em uma granja localizada em Ipumirim (SC) e outra em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Além disso, 11 investigações envolvem aves de subsistência, encontradas em pequenos criatórios em cidades como Capela de Santana e Triunfo (RS), Belo Horizonte (MG), Barro Alto (GO) e Quixadá (CE). Outros cinco casos suspeitos foram registrados em aves silvestres em municípios de Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pará e Rio Grande do Sul.
O Ministério destaca que investigações como essas fazem parte do protocolo regular do sistema de defesa agropecuária nacional. A gripe aviária é uma doença de notificação obrigatória e imediata às autoridades sanitárias. Desde o primeiro caso registrado em uma ave silvestre no Brasil, em maio de 2023, já foram conduzidas mais de 2.500 investigações.
Apesar da quantidade de notificações, o Brasil confirmou apenas um caso de gripe aviária H5N1 em sua cadeia de produção comercial até o momento. O episódio ocorreu em uma granja em Montenegro, no Rio Grande do Sul, em 2023.
Na última quinta-feira (22), o governo federal anunciou o início do período de 28 dias sem novos casos, necessário para que o país possa ser considerado novamente livre da doença. Se não houver novas confirmações nesse intervalo, o Brasil poderá recuperar seu status sanitário internacional, fundamental para o comércio global de produtos avícolas.
Desde o início do surto, mais de 60 países impam restrições à compra de carnes de frango e derivados do Brasil. Até agora, foram registrados 168 casos da doença em animais silvestres – 164 em aves e quatro em leões-marinhos – além de três focos em criações domésticas e um na avicultura comercial.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: