Silveira anuncia R$ 340 milhões para estratégia de conservação do Lago de Furnas
Recursos serão aplicados em obras de saneamento básico, recuperação de áreas degradadas e nascentes, anunciou o ministro de Minas e Energia
247 - O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou nesta terça-feira (29) investimentos na ordem dos R$ 340 milhões em obras de saneamento básico, recuperação de áreas degradadas e nascentes em mais de 50 municípios da região de Furnas, no sul de Minas Gerais.
De acordo com o ministro Alexandre Silveira, a ação faz parte da estratégia de conservação do Lago de Furnas, com uma série de investimentos ainda em saneamento e recuperação de nascentes e áreas degradadas.
“Estamos garantindo recursos para que a represa também continue cumprindo seu importante papel de gerar energia para o país, mas buscando preservar seus usos múltiplos da água, como para o turismo e o lazer, que levam desenvolvimento e renda para região. Além disso, aprovamos diversas obras de infraestrutura que eram aguardadas há anos pela população e fundamentais para melhorar as condições de saúde pública, ambientais e sanitárias com o tratamento adequado do esgoto. O presidente Lula tem recolocado cada vez mais Minas Gerais no orçamento”, declarou o ministro.
As demandas das obras foram apresentadas pelas prefeituras e associações regionais ao MME e outros ministérios. O ministro Silveira articulou a aprovação das propostas no Comitê Gestor da Conta do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos da Área de Influência de Furnas, na última semana. As obras serão contratadas e executadas pela Eletrobras.
Além de melhorar as condições de saúde da população local, os investimentos também visam ampliar a flexibilidade operativa do reservatório da usina de Furnas, preservando os usos múltiplos da represa, de acordo com o comunicado do MME.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: