Alexandre Silveira reforça importância de minerais críticos e energia renovável durante seminário empresarial na China
Ministro também reforçou o compromisso do Governo Federal com uma transição energética justa e inclusiva
247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta segunda-feira (12) do Seminário Empresarial China-Brasil: Fortalecendo a Parceria Estratégica, realizado em Pequim, como parte da agenda oficial da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. Silveira integrou o temático "Transição Energética e Sustentabilidade", onde ressaltou o papel do Brasil como protagonista na criação de uma matriz energética limpa, segura e atrativa para investidores.
Durante sua intervenção, o ministro enfatizou a importância da colaboração entre Brasil e China para o desenvolvimento de projetos estruturantes, como os voltados à exploração de minerais críticos. “Neste momento de transição energética, em que o mundo se volta para as terras raras e para os minerais essenciais, a China avançando na produção de urânio e energia nuclear, esses encontros entre nossos empresários são fundamentais. Eles não apenas aceleram a integração geopolítica, mas também impulsionam o desenvolvimento econômico e político, dando maior robustez às nossas economias”, afirmou Silveira.
O ministro também reforçou o compromisso do Governo Federal com uma transição energética justa e inclusiva, destacando que a mensagem do presidente Lula é clara: o fortalecimento do multilateralismo e do diálogo internacional. “Contem conosco sempre para promover pontes e criar um ambiente propício aos investimentos”, disse.
O seminário, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com os ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, contou com a presença de aproximadamente 700 empresários de ambos os países, além de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o vice-presidente da Conferência Consultiva de Política do Banco da China, Gao Yunlong, e o presidente do Conselho Chinês para Promoção de Investimentos Internacionais, Fang Aiqing. A programação incluiu painéis sobre investimentos e segurança alimentar, além de uma Sessão Ministerial com diversos representantes do governo brasileiro.
“Este fórum é mais uma prova de que China e Brasil constroem juntos uma história de sucesso. A minha delegação, com ministros, governadores e parlamentares aqui presentes, reflete a importância da parceria entre os dois países para um futuro compartilhado, mais justo e sustentável. Em 50 anos de relações bilaterais, nosso comércio cresceu aproximadamente 30 vezes, e isso demonstra que o potencial da relação é inesgotável”, declarou o presidente Lula, ao encerrar o seminário.
Atualmente, a China é o principal destino das exportações brasileiras, representando 28% do total exportado pelo Brasil. Além disso, é o maior investidor da Ásia no país. A ApexBrasil aponta que há mais de 400 oportunidades para diversificar as exportações brasileiras ao mercado chinês, com destaque para alimentos industrializados, proteína animal, bioenergia e produtos de maior valor agregado.
Ainda na segunda-feira, o ministro Alexandre Silveira participou da de um acordo entre a ApexBrasil e a Envision Energy, líder mundial em tecnologia verde. O acordo, que prevê a destinação de R$5 bilhões para projetos de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), é um dos maiores investimentos no setor. Esse acordo é resultado de um diálogo contínuo entre o Governo Federal e a empresa chinesa, iniciado em 2024.
Em abril deste ano, Silveira esteve na China para discutir com lideranças da Envision Energy as oportunidades de investimentos e desenvolvimento entre os dois países, com foco em soluções para reduzir custos de produção e armazenamento de energia renovável, como turbinas eólicas inteligentes e sistemas integrados de Hidrogênio Verde e Amônia Verde.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: