window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/americalatina/no-uruguai-lula-da-ultimo-adeus-a-pepe-mujica-nenhum-se-iguala-a-grandeza-da-alma-dele' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      No Uruguai, Lula dá último adeus a Pepe Mujica: "nenhum se iguala à grandeza da alma dele"

      Presidente brasileiro participa do enterro de Mujica, a quem chamou de “figura excepcional”. Ex-presidente uruguaio morreu aos 89 anos

      Luiz Inácio Lula da Silva e José Pepe Mujica (de bigode) (Foto: Ricardo Stuckert)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (15) em Montevidéu, capital do Uruguai, onde acompanhará o funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica, informa o Metrópoles.

      O presidente deve chegar ao Uruguai às 13h02, após ter retornado a Brasília pouco antes do amanhecer, por volta das 5h, vindo da China, onde cumpria compromissos diplomáticos.

      Mujica faleceu na última terça-feira (13), aos 89 anos. Ícone da esquerda latino-americana e referência de simplicidade na política, o ex-presidente uruguaio mantinha uma relação de proximidade e iração mútua com Lula. Em dezembro de 2024, foi agraciado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo governo brasileiro a estrangeiros.

      Em declarações recentes, Lula recordou o último encontro entre os dois líderes. “(Na última visita) eu tinha certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Ele disse: ‘eu estou indo embora’”, contou emocionado.

      O presidente brasileiro também destacou a dimensão humana de Mujica, considerada por ele incomparável no cenário político. “Eu conheço muita gente, eu conheço muitos presidentes, eu conheço muitos políticos, mas nenhum se iguala à grandeza da alma do Pepe Mujica, que era efetivamente uma figura excepcional”, declarou.

      A despedida de Lula a Mujica simboliza não apenas a perda de um ex-presidente, mas de um aliado histórico, com quem compartilhou ideais de justiça social, integração regional e compromisso com os mais pobres. A morte de Mujica representa o fim de uma era na política latino-americana, marcada por sua resistência à ditadura, vida austera e defesa firme da democracia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados