window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/americalatina/governo-brasileiro-lamenta-morte-de-pepe-mujica-legado-permanecera' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Governo brasileiro lamenta morte de Pepe Mujica: 'Legado permanecerá'

      Ex-presidente do Uruguai faleceu aos 89 anos

      Ex-Presidente do Uruguai, José Mujica (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O governo brasileiro divulgou uma nota oficial nesta terça-feira (13) lamentando a morte do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, aos 89 anos. Ele enfrentava um câncer de esôfago e recebia cuidados paliativos para amenizar as dores causadas pela doença.

      Na declaração, o Itamaraty descreveu o ex-presidente como “um dos mais importantes humanistas de nossa época” e “grande amigo do Brasil”. O texto também destacou o papel de Mujica na luta por uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária.

      Confira o texto na íntegra:

      “O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

      Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

      Em 5 de dezembro do ano ado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

      O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

      Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.”

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados