window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/americalatina/milei-endurece-regras-de-imigracao-na-argentina' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Milei endurece regras de imigração na Argentina

      Decreto proíbe entrada de estrangeiros com antecedentes criminais e exige seguro de saúde para turistas e residentes temporários

      Javier Milei (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo de Javier Milei, da Argentina, publicou nesta quarta-feira (14) um decreto com novas restrições à imigração no país. O texto, divulgado em comunicado oficial nas redes sociais, prevê medidas como a proibição de entrada de estrangeiros com antecedentes criminais, exigência de seguro de saúde para turistas e possibilidade de cobrança em universidades públicas para residentes temporários. As informações são do g1.

      A nota do gabinete presidencial justifica as mudanças afirmando que a intenção é preservar os recursos públicos para os contribuintes argentinos. "A Argentina, desde suas origens, sempre foi um país aberto ao mundo. No entanto, isso não pode dizer que os pagadores de impostos devam sofrer as consequências de estrangeiros que chegam unicamente para usar e abusar de recursos que não são seus. (...) As facilidades extremas que até essa data existiam para entrar na Argentina fizeram com que, nos últimos 20 anos, 1,7 milhões de estrangeiros imigrassem de forma irregular no nosso território", diz o comunicado.

      De acordo com o governo, 114 bilhões de pesos (cerca de R$ 57 milhões) foram gastos apenas em 2024 com atendimentos médicos a estrangeiros em hospitais públicos. Agora, residentes transitórios, temporários e em situação irregular terão que pagar pelo uso da rede pública de saúde.

      O decreto também abre brecha para que universidades públicas cobrem mensalidades de residentes temporários, caso optem por isso. Além disso, estabelece critérios mais rígidos para concessão da cidadania argentina: o estrangeiro deverá residir por pelo menos dois anos de forma contínua ou realizar investimento considerado relevante para o país.

      Para obter a residência permanente, o requerente precisará comprovar meios de subsistência suficientes e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados