Cristina Kirchner solicita afastamento de juiz da Suprema Corte em julgamento na Argentina
Ex-presidente argentina alega parcialidade de Ricardo Lorenzetti por declarações sobre julgamento antes das eleições
247 - A ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, apresentou nesta segunda-feira (5) um pedido formal para que o juiz da Suprema Corte, Ricardo Lorenzetti, seja afastado da análise do recurso no chamado "Caso Vialidad". A solicitação baseia-se em declarações públicas do magistrado que, segundo a defesa, comprometem sua imparcialidade. As informações são do portal Página 12.
Cristina Kirchner foi condenada em dezembro de 2022 a seis anos de prisão e inabilitação perpétua para exercer cargos públicos por istração fraudulenta na concessão de obras públicas na província de Santa Cruz. A sentença foi ratificada em novembro de 2024 pela Câmara Federal de Cassação Penal. Atualmente, a Suprema Corte analisa um recurso de queixa apresentado pela defesa da ex-presidente.
Em sua conta na rede social X, Cristina afirmou: "Hoje, no caso 'Vialidad', recusamos Ricardo Lorenzetti, juiz da Suprema Corte. Suas declarações públicas do ado dia 1º de maio no canal América 24 não fazem mais do que confirmar as veladas ameaças 'em off' vertidas no diário Clarín no dia anterior à votação do juiz Ariel Lijo no Senado da Nação."
A defesa argumenta que Lorenzetti demonstrou intenção de acelerar o julgamento do recurso antes das eleições legislativas, o que, segundo os advogados, indicaria um objetivo de impedir a participação de Cristina no processo eleitoral. Além disso, mencionam reuniões privadas entre o juiz e o presidente Javier Milei, que declarou publicamente que Cristina "vai ir presa" por esse julgamento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: