window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/americalatina/milei-diz-que-sonegador-e-talentoso-e-compara-contribuinte-a-prisioneiro-sem-coragem-para-fugir' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Milei diz que sonegador é “talentoso” e compara contribuinte a prisioneiro sem coragem para fugir

      Presidente argentino elogia quem evita impostos, chama o termo "contribuinte" de ofensivo e minimiza risco de legalizar dinheiro de origem ilícita

      Presidente argentino, Javier Milei - 14/12/2024 (Foto: REUTERS/Ciro De Luca)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente da Argentina, Javier Milei, voltou a causar polêmica ao elogiar sonegadores de impostos e ironizar os contribuintes em entrevista ao jornalista Antonio Laje, no programa “Otra Mañana”, do canal A24, na segunda-feira (19). A notícia foi publicada pelo jornal Valor Econômico.

      Durante a entrevista, Milei afirmou que quem consegue escapar do sistema tributário é alguém “astuto” e insinuou que aqueles que pagam seus impostos não o fazem por responsabilidade cívica, mas por falta de capacidade. “Talvez eles não tenham talento ou coragem para sair do sistema”, disse o presidente. Para ele, o termo “contribuinte” é “ofensivo” e não cabe ao governo recompensar quem segue as regras fiscais. “Eu tenho de recompensar aquele que ficou na prisão porque há alguém que conseguiu sair do cárcere que os políticos nos impõem?”, questionou Milei, comparando a carga tributária a uma espécie de encarceramento.

      O presidente foi além e defendeu que o sucesso do sonegador deve ser visto como uma virtude. “Sinto muito por aquele que não pôde escapar, mas o outro não fez nada de errado. É uma declaração de inveja. Aquele que conseguiu escapar, ótimo, não posso puni-lo porque ele conseguiu fugir do ladrão [o Estado]”, declarou. Em tom provocador, sugeriu que, se mais argentinos tivessem burlado o fisco, os políticos teriam sido forçados a parar de “roubar”.

      Milei também traçou um paralelo entre os sonegadores argentinos e os cubanos que fogem do regime castrista. Segundo ele, ambos estariam apenas tentando escapar de um sistema opressor. “É como um cubano que foge do regime castrista para os Estados Unidos. Eles não estão cometendo um crime. Estão se libertando”, argumentou.

      As declarações do presidente ocorreram no contexto da defesa de um novo programa do governo, que promete permitir a entrada no sistema bancário de dólares que os argentinos mantêm fora do sistema oficial, guardados “no colchão”, como ele mesmo definiu. A proposta, segundo Milei, não exigirá explicações sobre a origem dos fundos — o que tem gerado fortes críticas da oposição e de especialistas, por abrir margem à legalização de recursos oriundos de atividades criminosas.

      O presidente, porém, minimizou as preocupações. “Questões econômicas devem ser tratadas economicamente, não por um ponto de vista legal”, disse. Ele afirmou ainda que o anúncio do programa foi adiado não por estratégia eleitoral, mas para ajustes legais. O governo estima que entre US$ 200 bilhões e US$ 400 bilhões estejam atualmente fora do sistema financeiro oficial e aposta na reentrada desse capital como forma de impulsionar a economia nacional.

      Por fim, Milei voltou a se declarar como o presidente “mais reformista” desde Carlos Menem, que governou o país entre 1989 e 1999. A fala reafirma o tom liberal radical com o qual vem conduzindo sua gestão, mesmo que isso signifique confrontar princípios básicos do funcionamento do Estado, como o financiamento por meio de tributos.

      A entrevista repercutiu intensamente nas redes sociais e na imprensa argentina, alimentando o debate sobre os rumos éticos e institucionais de seu governo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados