Mercadante: "Como os gigantes da história, Pepe Mujica nunca morrerá"
Morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
247 - O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, lamentou, em nota nesta terça-feira (13), a morte do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, aos 89 anos. No documento, Mercadante destacou que a América Latina perdeu uma de suas maiores lideranças e fontes de inspiração.
Mercadante contou que pôde cruzar com Mujica em diferentes momentos de sua trajetória pública. "Em todas, as atitudes e intervenções diferenciadas e improváveis de Mujica sempre me marcaram", relatou.
Ele também afirmou que Mujica entra para a história como um "gigante" e que, por isso, "nunca morrerá". "Dom Pepe sempre teve o cultivo de flores como seu primeiro e principal ofício. Hoje, todas as flores do mundo desabrocham em sua homenagem", afirmou o presidente do BNDES. Confira abaixo a íntegra do nota de pesar:
A América Latina perde uma de suas maiores lideranças e inspirações políticas: Pepe Mujica, o tupamaro que plantou e cultivou a flor da democracia e da esperança no coração e nos sonhos de milhares de latino-americanos. Dom Pepe foi um homem que transcendeu as divisões políticas e sociais, um líder cuja simplicidade, a rejeição ao ódio e o compromisso com a vida o tornaram uma figura única no cenário mundial.
Felizmente, em março deste ano, tive a oportunidade de publicar o artigo “A humanidade cabe em um fusquinha azul”, em que pude homenagear e reconhecer publicamente toda a iração a Mujica, com ele ainda em vida. Ao longo dos mais de 50 anos de vida pública, minha trajetória se cruzou com a dele diversas vezes e estivemos juntos em várias ocasiões, como quando ele foi ministro, presidente do Uruguai, senador ou como liderança da Frente Ampla. Em todas, as atitudes e intervenções diferenciadas e improváveis de Mujica sempre me marcaram.
Como os gigantes da história, José Pepe Mujica nunca morrerá. Assim como no fantástico poema de Francisco de Quevedo “Amor constante além da morte”, ele será cinzas, mas cinzas com sentido, e se tornará pó, mas pó apaixonado. Dom Pepe sempre teve o cultivo de flores como seu primeiro e principal ofício. Hoje, todas as flores do mundo desabrocham em sua homenagem.
Neste momento de dor em toda América Latina, especialmente para o povo uruguaio, manifesto minha solidariedade a todos os companheiros e iradores de Mujica, especialmente à querida Lucía Topolansky.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: