window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Paladino', 'page_url': '/americalatina/marco-rubio-chega-ao-panama-e-visita-canal-apos-declaracoes-polemicas-de-trump' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Marco Rubio chega ao Panamá e visita canal após declarações polêmicas de Trump

      Visita faz parte de uma agenda de seis dias que inclui agens por El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana

      Marco Rubio (Foto: Reuters)
      Guilherme Paladino avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chegou ao Panamá no sábado (1) para iniciar sua primeira viagem internacional no cargo. A visita faz parte de uma agenda de seis dias que inclui agens por El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

      A viagem tem como objetivo fortalecer a política externa da istração Donald Trump sob a bandeira de "America First". Entre as prioridades, segundo o Departamento de Estado, estão a contenção da migração irregular, o combate a organizações criminosas transnacionais e o narcotráfico, além do reforço de parcerias econômicas na região. A agenda de Rubio também inclui esforços para conter a influência da China.

      A visita ao Panamá ocorre em meio a tensões diplomáticas após declarações de Trump sobre o Canal do Panamá. Durante seu discurso de posse, em 20 de janeiro, o presidente americano afirmou falsamente que a China controla a hidrovia e sugeriu retomar seu domínio. O governo panamenho negou qualquer interferência chinesa e reiterou que a Autoridade do Canal do Panamá mantém o controle desde que a istração da agem foi transferida pelos EUA em 1999.

      Em resposta, o presidente panamenho José Raul Mulino afirmou que não discutirá o controle do canal com Rubio. Durante sua estadia no país, o secretário de Estado tem um encontro programado com Mulino e uma visita ao canal.Nos outros países da agenda, Rubio pretende discutir medidas para repatriar migrantes e conter o fluxo migratório para os EUA, além de reuniões com líderes empresariais e governamentais para estreitar a cooperação regional.

      [Com informações da CNN Brasil e RT]

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados