window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/americalatina/itamaraty-e-embaixadores-paraguaios-trabalham-juntos-para-evitar-crise-diplomatica-apos-suposta-espionagem' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Itamaraty e embaixadores paraguaios trabalham juntos para evitar crise diplomática após suposta espionagem

      Secretária de América Latina e Caribe disse que o governo brasileiro lamenta o episódio

      Palácio do Itamaraty (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Ministério das Relações Exteriores está atuando junto a embaixadores paraguaios para evitar que uma suposta espionagem por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro prejudique os laços diplomáticos entre os dois países. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3) pela embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe.

      Segundo Gisela, o governo brasileiro lamenta o episódio. “Não nos aria pela cabeça espionar um país amigo”, afirmou. “Nós estamos trabalhando com as nossas contrapartes paraguaias para que isso não empane uma relação que é tão vigorosa, tão boa e histórica como nossa relação com o Paraguai”.

      A suposta operação da Agência Brasileira de Inteligência teria mirado sistemas do governo paraguaio e autoridades envolvidas nas negociações da usina de Itaipu. De acordo com o Itamaraty, a operação teria sido encerrada em 2023, após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar conhecimento do caso.

      As declarações de Padovan acontecem às vésperas da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), que contará com a participação de Lula e de representantes do Paraguai.

      Ainda nesta quinta, o Ministério Público do Paraguai determinou a abertura de um inquérito para apurar a denúncia de invasão de sistemas por parte da Abin. 

      O caso veio à tona após um agente da própria Abin relatar à Polícia Federal que a agência teria realizado ataques hackers para ar informações sobre a negociação envolvendo a venda de energia pela Itaipu. O depoimento ocorreu no âmbito da investigação brasileira sobre o uso indevido da Abin na gestão Bolsonaro e foi revelado pelo jornalista Aguirre Talento, do UOL.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados