window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/americalatina/ministerio-publico-do-paraguai-abre-investigacao-sobre-espionagem-do-governo-bolsonaro' });
TV 247 logo
      HOME > América Latina

      Ministério Público do Paraguai abre investigação sobre espionagem do governo Bolsonaro

      Denúncia veio à tona após um agente da Abin relatar à Polícia Federal que a agência teria realizado os ataques hackers

      Agência brasileira de inteligência (Abin) (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O Ministério Público do Paraguai determinou a abertura de um inquérito para investigar se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante o governo de Jair Bolsonaro, teria invadido sistemas do governo paraguaio e de autoridades envolvidas na negociação da usina de Itaipu. A informação é do jornal O Globo.

      A denúncia veio à tona após um agente da própria Abin relatar à Polícia Federal que a agência teria realizado os ataques hackers para ar informações sobre a negociação envolvendo a venda de energia pela usina. O depoimento ocorreu no âmbito da investigação brasileira sobre o uso indevido da Abin na gestão Bolsonaro e foi revelado pelo jornalista Aguirre Talento, do UOL.

      Em nota divulgada nesta quinta-feira (3), o Ministério Público paraguaio indicou que a ação pode configurar crimes como “o indevido a dados, o indevido a sistemas de informática e interceptação de dados". Além disso, o MP destacou que a apuração permitirá analisar a “pertinência dos requisitos de cooperação internacional” entre Brasil e Paraguai.

      Diante das acusações, o governo paraguaio convocou o embaixador brasileiro em Assunção, José Antônio Marcondes, para prestar esclarecimentos e chamou o representante do país em Brasília, o diplomata Juan Ángel Delgadillo, para consultas.

      Ao comentar o episódio, o Itamaraty declarou que a operação foi encerrada em 2023, após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomar conhecimento do caso.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados