'Cuba estará na Praça Vermelha', diz Díaz-Canel sobre celebrações do Dia da Vitória na Rússia
Presidente cubano destaca amizade histórica entre Havana e Moscou e confirma presença nas homenagens pelos 80 anos da derrota do nazismo
247 – O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, confirmou sua presença nas celebrações do Dia da Vitória na Rússia, marcadas para o dia 9 de maio na icônica Praça Vermelha, em Moscou. A informação foi divulgada originalmente pela agência Sputnik Brasil, que repercutiu a declaração feita por Díaz-Canel por meio de sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter).
“Em poucas horas, estaremos na querida Rússia para participar das comemorações por ocasião do 80º aniversário da Vitória sobre o fascismo e do 65º aniversário do estabelecimento das relações entre nossos países”, escreveu o líder cubano. Ele ainda acrescentou: “Cuba estará na Praça Vermelha no dia 9 de maio. É uma honra”.
A presença de Díaz-Canel no evento reforça os laços históricos entre Cuba e a Federação da Rússia, herdeira da antiga União Soviética. O desfile do Dia da Vitória, realizado anualmente em Moscou, homenageia a vitória soviética na chamada Grande Guerra Patriótica – período entre 1941 e 1945 da Segunda Guerra Mundial, em que a União Soviética enfrentou e derrotou a Alemanha nazista.
Em 2025, a cerimônia adquire um simbolismo ainda mais significativo, por se tratar dos 80 anos da vitória e também dos 65 anos de relações diplomáticas entre Cuba e a Rússia, iniciadas após o triunfo da Revolução Cubana. A participação do presidente cubano sinaliza a continuidade de uma aliança estratégica entre os dois países, que remonta ao período da Guerra Fria.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já havia informado, no dia 15 de abril, que Moscou esperava receber líderes de mais de 20 países para as celebrações deste ano. A confirmação da presença de Díaz-Canel se soma à expectativa de uma cerimônia marcada por forte peso político e simbólico, em meio a um cenário internacional cada vez mais tensionado.
A celebração do Dia da Vitória é, para a Rússia, um dos eventos mais importantes do calendário oficial. Além de reforçar a narrativa de heroísmo soviético frente ao nazismo, o desfile militar na Praça Vermelha é uma demonstração de poder e de continuidade histórica da Federação Russa em relação à antiga URSS.
Ao confirmar sua presença em Moscou, Díaz-Canel reforça a posição de Cuba como um dos aliados mais fiéis da Rússia na América Latina e evidencia o papel que a ilha ainda desempenha como símbolo de resistência e alinhamento com forças geopolíticas que desafiam a hegemonia ocidental.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: