window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/medvedev-chama-de-asneira-pretensiosa-declaracao-de-trump-sobre-papel-dos-eua-na-segunda-guerra' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Medvedev chama de “asneira pretensiosa” declaração de Trump sobre papel dos EUA na Segunda Guerra

      Ex-presidente russo rebate fala de Donald Trump e afirma que a vitória contra o nazismo pertence ao povo soviético, que sacrificou 27 milhões de vidas

      Dimitry Medvedev (Foto: Reuters)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, classificou como “asneira pretensiosa” a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que os EUA foram o país que mais contribuiu para a vitória na Segunda Guerra Mundial. As declarações de Medvedev foram publicadas na rede social russa VK e repercutidas pela Reuters neste sábado, 3 de maio.

      Trump, que cumpre seu segundo mandato na Casa Branca desde janeiro de 2025, afirmou na quinta-feira (1º), em publicação na Truth Social, que “ninguém chegou perto de nós em termos de força, bravura ou brilhantismo militar” durante as duas guerras mundiais e acrescentou: “fizemos mais do que qualquer outro país, de longe, para produzir um resultado vitorioso na Segunda Guerra Mundial”.

      A resposta de Medvedev foi contundente: “Trump recentemente anunciou que os Estados Unidos fizeram a maior contribuição para a vitória na Segunda Guerra Mundial e que vai instituir um feriado especial em 8 de maio. Um feriado não é uma coisa ruim, mas sua primeira declaração é uma asneira pretensiosa”.

      O líder russo lembrou o custo humano do esforço soviético no conflito: “Nosso povo sacrificou 27 milhões de vidas de seus filhos e filhas em nome da destruição do maldito fascismo. Portanto, o Dia da Vitória é nosso, e ele é celebrado em 9 de maio! Assim foi, assim é e assim sempre será!”.

      Desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022, Medvedev tem se tornado uma das vozes mais agressivas da elite russa contra o Ocidente. Suas declarações vêm num momento em que Moscou e Washington buscam uma reaproximação, apesar das tensões geopolíticas e dos esforços diplomáticos em curso para encerrar o conflito no leste europeu.

      A comemoração da vitória sobre o nazismo tem significados distintos em cada lado. Enquanto os países ocidentais celebram a rendição alemã em 8 de maio, a Rússia mantém o 9 de maio como feriado nacional, uma das datas mais importantes do calendário cívico russo, marcada por desfiles militares e cerimônias solenes.

      O embate retórico entre Medvedev e Trump reaviva antigas disputas sobre a narrativa histórica da Segunda Guerra e reforça o peso simbólico do conflito na identidade nacional russa. Para Moscou, a vitória de 1945 não foi apenas uma façanha militar, mas um sacrifício coletivo que definiu o destino do século XX.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados