Saiba quantos anos de prisão Collor deverá cumprir
Moraes ordena prisão imediata do ex-presidente, condenado por esquema envolvendo contratos da BR Distribuidora com a UTC Engenharia
247 - O ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor teve a prisão decretada nesta quinta-feira (24) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pela CNN Brasil. A ordem foi expedida após o ministro rejeitar os últimos recursos da defesa de Collor e determinar o cumprimento imediato da pena de oito anos e dez meses de reclusão em regime fechado.
A condenação de Collor foi definida pelo STF em 2023, quando a Corte concluiu que ele participou de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro relacionado à BR Distribuidora, atual Vibra. Segundo a decisão, o ex-presidente atuou para favorecer contratos entre a empresa e a empreiteira UTC Engenharia, que visavam à construção de bases de distribuição de combustíveis.
De acordo com o Supremo, Collor recebeu R$ 20 milhões em propina por meio de um arranjo político que envolveu também os empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos. Em troca, ele teria usado sua influência para viabilizar a nomeação de diretores na BR Distribuidora e garantir a celebração dos contratos com a UTC.
No julgamento original, o relator do caso, ministro Edson Fachin, chegou a propor uma pena mais severa: 33 anos, dez meses e dez dias de prisão. Contudo, após a análise dos votos dos demais ministros, o tempo final de reclusão foi fixado em oito anos e dez meses.
A decisão de Moraes marca o desfecho de um processo que se arrastava há anos e que agora leva à prisão um dos nomes mais controversos da política brasileira. Collor, que renunciou à Presidência da República em 1992 em meio a denúncias de corrupção, volta ao centro das atenções, desta vez por uma nova condenação criminal.
A prisão foi cumprida em Maceió, capital de Alagoas, estado de origem do ex-presidente. Ainda não há informações oficiais sobre a unidade prisional onde ele cumprirá a pena, nem se a defesa apresentará novo pedido de habeas corpus.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: