Entenda o que é a labirintite, o mal-estar sofrido por Lula, e quais são suas causas mais frequentes
Presidente sentiu vertigem, ou por exames no Sírio-Libanês e recebeu diagnóstico de labirintite, sendo orientado a repousar no Palácio da Alvorada
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou encerrar mais cedo suas atividades de trabalho na tarde desta segunda-feira (26) após apresentar um quadro de vertigem. Lula foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde foi diagnosticado com labirintite. O boletim médico da unidade confirmou que todos os exames de imagem e de sangue realizados indicaram que sua saúde está “dentro da normalidade”.
De acordo com a assessoria do presidente, ele deixou o hospital e seguiu direto para o Palácio da Alvorada, sua residência oficial, onde deve permanecer em repouso pelo restante do dia, conforme orientação médica. Desde as 15h o presidente já havia delegado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a condução das reuniões que estavam previstas. O expediente foi encerrado por volta das 17h, com dois compromissos ainda pendentes, segundo a única nota divulgada até o momento pela assessoria de Lula. A Secretaria de Comunicação Social (Secom), por sua vez, não divulgou detalhes sobre o episódio, mesmo após questionamentos da imprensa.
O boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês afirma:
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou, nesta segunda-feira, 26 de maio, quadro de vertigem, com diagnóstico de labirintite. Realizou exames de imagem e de sangue no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, todos dentro da normalidade. Já se encontra no Palácio da Alvorada, onde deve permanecer em repouso ao longo do dia.”
O que é a labirintite e quais suas causas
A labirintite é uma inflamação no ouvido interno, especificamente no labirinto, estrutura responsável pelo equilíbrio e pela audição. Os principais sintomas incluem vertigem intensa (sensação de que tudo está girando), tontura, náusea, zumbido no ouvido e, em alguns casos, perda auditiva.
Apesar de popularmente o termo "labirintite" ser utilizado para se referir a qualquer tipo de tontura, o diagnóstico médico costuma especificar melhor o quadro, como labirintite viral, labirintite bacteriana ou outras formas de distúrbios vestibulares, como a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB).
As causas mais comuns incluem infecções virais ou bacterianas, estresse elevado, alterações na pressão arterial, uso de certos medicamentos ou até mesmo doenças neurológicas. Em muitos casos, o repouso é indicado, junto com medicação para controlar os sintomas e permitir a recuperação do labirinto.
O quadro costuma ser benigno, embora bastante desconfortável, especialmente por impactar diretamente a capacidade de se manter em pé e realizar atividades cotidianas. A depender da intensidade dos sintomas, a labirintite pode incapacitar temporariamente o paciente.
Com o diagnóstico precoce e os exames dentro da normalidade, como no caso do presidente Lula, a expectativa é de que ele se recupere rapidamente com as devidas orientações médicas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: